terça-feira, 7 de setembro de 2010

Poemas de Michael: BERLIM 1989 (com tradução)

EM INGLÊS:

They hated the Wall, but what could they do? It was too strong to break through.
They feared the Wall, but didn't that make sense? Many who tried to climb over it were

killed.

They distrusted the Wall, but who wouldn't? Their enemies refused to tear down one brick, no matter how long the peace talks dragged on.


The Wall laughed grimly. "I'm teaching you a good lesson," it boasted. "If you want to


build for eternity, don't bother with stones. Hatred, fear, and distrust are so much stronger."


They knew the Wall was right, and they almost gave up. Only one thing stopped them.


They remembered who was on the other side. Grandmother, cousin, sister, wife. Beloved faces that yearned to be seen.


"What's happening?" the Wall asked, trembling. Without knowing what they did, they were  looking through the Wall, trying to find their dear ones. Silently, from one person to another,  love kept up its invisible work.


"Stop it!" the Wall shrieked. "I'm falling apart." But it was too late. A million hearts had
found each other. The Wall had fallen before it came down.


TRADUÇÃO:

Eles odiavam o Muro, mas o que eles poderiam fazer? Era forte demais para quebrar.



Eles temiam o muro, mas não faz sentido? Muitos que tentaram passar por cima foram mortos.


Eles desconfiavam do Muro, mas quem não desconfiaria? Seus inimigos se recusaram a derrubar um tijolo, não importava por quanto tempo as negociações de paz se arrastassem.


O Muro riu sombriamente. "Estou ensinando-lhe uma boa lição", ele se vangloriou. "Se você quiser construir para a eternidade, não se preocupe com as pedras. Ódio, medo e desconfiança são muito fortes. "


Eles sabiam que o Muro estava certo, e quase desistiram. Só uma coisa não os deixou desistir.


Eles se lembraram de quem estavam do outro lado. Avó, prima, irmã, esposa. Rostos amados que eles queriam ver.


"O que está acontecendo?"  o Muro perguntou, tremendo. Sem saber o que eles fizeram, eles foram olhando através do muro, tentando encontrar seus entes queridos. Silenciosamente, de uma pessoa para a outra, o amor manteve seu trabalho invisível.


"Pare com isso!" o Muro gritou. "Eu estou caindo aos pedaços." Mas era tarde demais. Um milhão de corações haviam se encontrado mutuamente. O Muro estava vencido antes mesmo de cair.

* Do livro "Dancing the Dream", de poemas e pensamentos escritos por Michael.

2 comentários:

  1. Esses poemas do Michael que voce posta aqui sao realmente lindos . Elisa , o que voce acha da iniciativa do Leandro Lapagesse de querer lançar esse livro com os poemas traduzidos aqui no Brasil ? Tambem queria fazer mais duas perguntinhas , voce conhece pessoalmente um ou alguns desses fas " famosos " de Michael que sempre aparecem em programas de TV tipo Leandro , Rodrigo , Kevin ? E voce faria o mesmo que eles , ir a TV falar sobre Michael e o defender como voce sabe fazer tao bem ou em programas de perguntas e respostas sobre a vida e carreira dele ou voce e timida demais pra isso ? Beijos = MEL

    ResponderExcluir
  2. Elisa , eu estava vendo agora pouco na pagina do Michael do Google Noticias , um video do Programa do Gugu da Record chamado " A semana de Justin Bieber " . O video dele estava la por que nele , Justin cita Michael Jackson varias vezes , dizendo que o Rei do Pop e sua maior e mais forte influencia na musica , homenageando Mike em seu twitter no dia 29 de agosto e em todas as entrevista que concede , nunca deixa o Michael de fora . Eu tenho uma amiga que diz que essa e uma estrategia que Justin Bieber usa como jogada de marketing para se manter na midia se utizando da fama e do nome de Michael Jackson ja que a comoçao geral em torno dele ainda e grande e seus fas estao muito sensiveis e abalados com o que aconteceu ao Mike e entao essa seria uma otima maneira de agrada-los , emociona-los e ate conquista-los para se tornarem seus fas tambem . As vezes , eu ate penso que pode ser isso mesmo mas tambem me lembro que muitas pessoas tiveram seus 15 minutos de fama as custas de fofocas , escandalos e historias maldosas e mentirosas sobre Michael Jackson e se Justin estiver usando sua admiraçao por ele tambem para se promover , eu prefiro que seja como ele esta fazendo , dessa forma tao positiva e amorosa que sempre ressalta suas qualidades e reconhece sua importancia e seu valor . Mas eu tambem acredito que exista verdade e sinceridade no sentimento e nas palavras de Justin por que sempre que fala do Mike , ele parece tao espontaneo e entusiasmado . Nos , os fas de Michael , ja estamos acostumados a ouvir praticamente todos os artistas do mundo dizerem que Michael era o melhor , mas eu acho que com o Justin Bieber isso fica ainda mais especial pelo fato dele ser tao novinho e mesmo assim ter sido tao impactado pelo trabalho de Michael Jackson e ai a gente percebe que o legado dele realmente passa de geraçao a geraçao e isso me deixa muito feliz e orgulhosa do nosso bebe . Eu admito que acho lindo e me desmancho toda com esses elogios constantes do Justin ao Michael mas queria muito saber tambem a sua opniao sobre esse assunto . Beijos = MEL

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou feitos em tom de deboche desrespeitando Michael Jackson, seus familiares, seus fãs e leitores deste blog em geral, SERÃO APAGADOS. Comentários anônimos só serão aceitos se forem respeitosos e relevantes. Obrigada!