quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Biografia: A Magia e a Loucura

Como já era de se esperar, após o falecimento de Michael Jackson, muitas biografias e livros de todo tipo sobre ele têm sido lançados ou relançados.

Temos que tomar muito cuidado porque o oportunismo rola solto por aí e a maioria das biografias lançadas estão longe de ser confiáveis.

Eu fiquei com uma imensa vontade de ler uma biografia dele. Sempre quis ler, mas não tinha pressa. Esperava que ele mesmo lançasse uma biografia ou então uma atualização do seu livro "Moonwalk", lançado no final dos anos 80. Não confio em biografias não-autorizadas.

Mas... pesquisando na internet, descobri uma biografia que talvez fosse mais confiável que as outras. Uma biografia não-autorizada, mas também não-oportunista, já que havia sido lançada anos antes do Michael falecer (sua última atualização foi feita em 2004 quando ele ainda não tinha sido absolvido das acusações de pedofilia).

Trata-se do livro "Michael Jackson - a magia e a loucura" do conceituado biógrafo, escritor, jornalista, repórter e consultor J. Randy Taraborrelli.

Ele conheceu Michael ainda pequeno, em 1970. Ao longo dos anos fez várias entrevistas com ele e pessoas ligadas diretamente a ele pros jornais onde trabalhava. Presenciou muitos acontecimentos da vida de Michael.

Foram mais de 30 anos de pesquisas, entrevistas, observações... Taraborrelli também pretendia fazer uma biografia de Lisa Marie Presley, filha de Elivis e ex-esposa de Michael. Assim, mesmo depois dela ter se separado do Rei do Pop, ele a entrevistou várias vezes e também a pessoas ligadas diretamente a ela. O projeto acabou sendo engavetado mas o material foi usado nesta biografia de Michael.

Dias depois de ter visto esse livro na internet, o vi nas Lojas Americanas e por impulso resolvi comprar. Estou terminando (o livro tem umas 650 páginas) e pelo que pude observar, o autor fez mesmo um trabalho sério.

Se não contém a verdade absoluta de todos os acontecimentos da vida de Michael, com certeza é, como já ouvi muitos dizerem, a biografia não-autorizada mais confiável e a que mais nos permite uma aproximação com a verdade escondida entre tantos mistérios e sensacionalismo criado em volta da figura de Michael.

Claro que ele entrevistou em alguns casos, apenas uma fonte, como na parte que fala do passo "moonwalk". O cara que teria ensinado o passo ao Michael contou sua versão e ela está no livro. Sempre que alguma coisa vai de encontro com o que o próprio Michael falou, eu prefiro acreditar no Michael, mesmo. Ainda não li ou vi em lugar nenhum o Michael citando esse cara (do qual esqueci o nome). Ele apenas disse que este passou "veio das ruas, das crianças de guetos).

Acessores do Michael contaram ao biógrafo que alguns das polêmicas sobre o Michael teriam sido plantadas por ele mesmo, como a idéia da câmara de oxigênio, que teria sido uma história inventada pelo próprio Michael. Mas Michael negou isso em várias entrevistas. E no mesmo livro conta que Michael demitiu seu acessor Frank Dileo justamente por ele ficar sustentando a mentirada da impresa e inventando histórias loucas sobre ele (embora Dileo alegue que tenha sido demitido por outro motivo).

Leio o livro analisando tudo, comparando as fontes, principalmente com as entrevistas do próprio Michael. Mas no geral, posso dizer que estou gostando bastante do livro, porque realmente foi feito com muita responsabilidade, de maneira imparcial... O cara nem puxa o saco do Michael, e nem fica julgando-o. Simplesmente juntou o material e o publicou, sempre comentando de uma maneira respeitosa e usando termos como "deve ser", "talvez tenha sido" ou "pode ter sido" quando não tinha certeza sobre determinado assunto.

Por isso recomendo. E é a única, além do livro "Moonwalk" que eu recomendo. Mas repito: vale ao mesmo tempo assistir ou ler as entrevistas (poucas mas reveladoras) dadas pelo próprio Michael, e só então, tirar suas conclusões.

Muitas das informações que tenho dado aqui, estão nesse livro.

11 comentários:

  1. Li o seu blog de cabo a rabo em uma sentada...rs Amei tudo que li porque compartilho da mesma opinião sua acerca de Michael.

    Li também o livro de Tamborelli e pode-se perceber que foi um trabalho bem documentado com histórias plausíveis de terem acontecido, mas, por outro lado, é complicado tomar como verdade a percepção alheia sobre o Michael e fatos relacionados à sua vida. Em certas passagens me pegava a pensar "hmmm...isso aqui está romanceado demais". Mas, foi uma leitura interessante e elucidativa em alguns pontos.


    Beijos

    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vivi! Obrigada! Q bom q gostou!
    Vou estar sempre atualizando-o. Participe sempre que quiser, pode dar sugestões tb, viu?

    Bom... o que me faz dar crédito ao Taraborrelli é justamente o fato de ele ter recorrido a pesquisas, entrevistas e fatos que ele mesmo viu. Porém, se tem algo que bate de frente com o que o Michael disse, fico com o Michael e pronto. Afinal, como vc disse a percepção dos outros é dos outros, né?

    O estilo do cara narrar às vezes é mesmo romanceado, como naquele começo da introdução: "A bucólica cidadezinha de Los Olivos...". rsrsrs Mas eu gosto! Me faz imaginar a cena como se tivesse mesmo lendo um romance. Mas outras vezes Taraborrelli é bem analítico e preciso.

    B-joksss!!!

    ResponderExcluir
  3. Bem... estava em dúvida sobre a aquisição dessa biografia, mas vejo que ela (além do Moonwalk) é a única que pode merecer ser lida. Vou comprar com prazer, pois assim me sinto um pouco mais próxima da verdade.
    O que vc me diz do "moonwalk"... Sei que o seu conteudo procede, uma vez que é de autoria do próprio MJ... Mas a leitura é boa? indicaria a leitura dos dois???

    Agradeço desde já a atenção e mais uma vez lhe parabenizo pelos posts...

    serei assídua...

    bjos..

    ResponderExcluir
  4. gosto muito da biografia do jonathan crociatti!
    não quero ler o livro de j. randy pois nada me tira da cabeça que ele deve falar um monte de bobagens!
    acho que ele deve falar de michael como um viciado em atenção ja que ele fala no livro esse negoço que seu acessor disse!
    que tenho certeza que é mentira,ate pq o michael nunca precisou fazer nada pra chamar atenção, ele ja chama por natureza!
    acho michael um ser humano sem igual...não perfeito mais quase lá!
    um exemplo de superação,de bondade, entre outras coisas!
    mas claro que não temos exemplo maior que JESUS!
    eu amo michael jackson!

    ResponderExcluir
  5. li sobre oq vc escreveu sobre o casamento de michael e lisa!
    não achei certo o que a lisa fez em falar mal do michael para imprensa, só pq ela tem mágoas dele!
    michael também deveria ter mágoas dela, mas nem por isso ele foi a imprensa falar mal dela!
    não acho que o casamento tenha dado errado por culpa dela ou dele mais sim dos dois!
    m
    podem falar o que for mais não gostei da atitude dela!
    fala serio!]não vou falar mal dela ate pq não tenho nada contra a lisa mais não gostei dessa atitude dela!
    sou o numero infinito de vezes mais o michael e acredito muito mais nele no que nela!
    ponto!!!

    ResponderExcluir
  6. Hi,Elisa!
    Seu blog é maravilhoso! Gosto da maneira com que vc procura de maneira responsável, se aproximar da verdade sobre MJ. Tenho procurado outros blogs, mas achei o seu o mais completo, até agora. Eu sou brasileira, mas moro nos EUA, desde 1989, e acredite, tenho muito mais informações do que alguem possa imaginar. Estou passando uma temporada no Brasil, uma espécie de "ferias", mas já, já, estarei de volta para a minha terra de adoção, que agora se tornou para mim, SUFOCANTE, viver lá, sem a presença "dele"! Talvez isso seja só um desabafo, talvez...não sei. Continue defendendo e amando MJ, assim como vc faz.
    Talvez, pessoas ligadas a ele, esteja de olho em seu blog...

    ResponderExcluir
  7. michael jackson
    tinha um coração do tamanho do universo!!!

    ResponderExcluir
  8. o meu amor por michael nunca vai acabar!ele foi o homem mais lindo!

    ResponderExcluir
  9. um lado meu quer comprar e ler este livro para saber sobre ele ,mas outra metade me diz que nao e certo ler pois o proprio michael jackson nao autorizou ,sei la mas por equanto vou me sustenta com o livro do frank cascio ,dos seguranças e da mae dele kate

    ResponderExcluir
  10. gostaria de colaborar c esse blog.
    tenho o livro: Simplismente Michael Jackson. comprei da SARAIVA e queria lhe enviar p postar no blog. se te interessa. meu E-mail: adailtonfera@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Alguem pode tem o ebook do livro? Qquer formato...
    Me enviem por gentileza?
    mekhaos@gmail.com

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou feitos em tom de deboche desrespeitando Michael Jackson, seus familiares, seus fãs e leitores deste blog em geral, SERÃO APAGADOS. Comentários anônimos só serão aceitos se forem respeitosos e relevantes. Obrigada!