sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Michael Jackson - Um Negro Consciente (introdução)


Michael Joseph Jackson chegou ao planeta Terra NEGRO em 29 de agosto de 1958 e dele partiu NEGRO em 25 de junho de 2009.Mesmo com a maior parte de seu corpo tomada por uma doença chamada vitiligo (que destrói a pigmentação da pele), ele não trocou de raça. Isso é algo impossível. Michael continuou sendo negro no sangue, na alma, na raiz. E não pensem que ele se ofenderia se lesse isso.

Mesmo agora depois que ele se foi, vejo em vários sites, blogs e até nos papos por aí pessoas com a seguinte dúvida: Michael Jackson se considerava negro ou branco? Eu respondo com absoluta certeza: ele se considerava negro, ou melhor, não apenas “se considerava” como SABIA que era negro e achava ridículo esse tipo de questionamento. Vou colocar aqui as palavras dele, que não me deixam mentir:

“Eu sou um negro americano. Eu sou orgulhoso de minha raça, sou orgulhoso de quem eu sou. Tenho muito orgulho e dignidade (...). Quando as pessoas inventam histórias de que eu não quero ser o que eu sou, isso me machuca”. Ele disse isso visivelmente emocionado no começo de 1993, numa entrevista à Oprah Winfrey (a postei aqui no blog – em texto com os trechos principais).
Eu sei qual é a minha raça, eu sei que eu sou negro”. Isso ele disse em um discurso sobre racismo em 2001, em tom de desabafo pelas mentiras da imprensa em relação a ele.

Esse tipo de questionamento ridículo só existe por culpa da imprensa sensalionalista e maldosa.

Durante anos e anos muitas mentiras foram plantadas por tablóides. Especulações surgiram aos montes. Histórias absurdas foram inventadas, vendidas e aceitas como verdade! Uma delas é essa que vou comentar detalhadamente a partir de agora.

Quem não se cansou de ouvir ou ler afirmações/acusações como essas?

"Michael Jackson não quer ser negro".
"Michael Jackson renegou a sua raça".
"Michael Jackson finge ser branco e passou a acreditar ser branco".
"Michael Jackson se afastou da família e a renegou por ser negra".
"Michael Jackson tomou/usou remédios pra clarear a pele".
"Michael Jackson fez plásticas pra remover qualquer vestígio da raça negra".
"Michael Jackson não gosta de negros".
"Michael Jackson não vê mais os vídeos e fotos de quando era negro".

Frases assim pipocavam na imprensa, nas rodas de amigos, em todo lugar que se falasse de música ou mais especificamente de Michael Jackson. As pessoas iam passando isso pra frente, e isso passou a ser visto como uma verdade.

Pra piorar a situação, Michael dava raríssimas entrevistas nos anos 80. E quando dava era pra falar de seu trabalho. Mas, vale lembrar que numa entrevista de 87, sobre o álbum “Bad” (postei em vídeo essa entrevista aqui no blog) ele disse pras pessoas não acreditarem no que a imprensa andava dizendo dele, porque tudo aquilo era mentira. Mas a entrevista foi pouco divulgada. Já as mentiras... essas correram o mundo e entraram nas mentes das pessoas (inclusive na minha, por um curto período felizmente).

Em 1984 o promotor da turnê da Vitória (realizada por Michael com seus irmãos), Don King disse ao Michael que embora ele vendesse mais que Elvis e Beatles, “eles” (os brancos) jamais reconheceriam essa realidade pelo fato dele ser negro. Michael não aceitava isso e queria mostrar o contrário.

Ao ter uma reação do tipo “veremos” a essa frase de Don King, Michael quis mostrar pro mundo que um cara negro poderia sim, ser reconhecido pelos brancos (e por todos). Ele quis obviamente se mostrar como um negro que chegou ao topo; e ele lutou pra ter esse reconhecimento (que conseguiu).

Alguma pessoa em sã consciência acharia possível que ele fosse indigno o suficiente pra aceitar este preconceito? Sim, porque querer “virar branco” pra ser aceito seria concordar que só os brancos podem.

Olhando o histórico do Michael desde a infância, vemos claramente que ele jamais aceitaria isso. Esse tipo de conformismo não combinava com ele. Michael jamais viraria um puxa-saco da cultura branca e das pessoas brancas só pra ser aceito. Ele queria direitos iguais pra todas as raças. Por isso jamais se rebaixaria a ponto de renegar sua própria raça.

Hoje vejo como aquela história de que ele queria “virar branco” é ridícula! Mas a mídia é poderosa e, com disse o Michael: “se você ouve uma mentira repetidas vezes, acaba acreditando nela”.

Eu li a biografia mais respeitada e bem feita do Michael (estou recomendando-a aqui neste blog). Eu assisti e li todas as entrevistas dadas pelo Michael e muitas dadas por pessoas que o conheceram diretamente (a maioria delas intimamente). Eu acompanho a carreira desse artista e leio tudo que posso sobre ele desde que eu era uma menina (ok, já passei dos 30). De 86 pra frente, leio e analiso tudo que sai a respeito dele. Em 87, quase acreditei na mentira. Mas enxerguei a verdade porque já sabia somar 2+2.

Juntando toda essa informação que busquei ao longo de anos – na verdade décadas – me atrevo a ir fundo nesse assunto e apresentar provas contundentes de que todas aquelas frases que citei lá em cima a respeito de Michael não assumir sua negritude, renegar a raça, virar branco e blá-blá-blá são MENTIRAS fabricadas pra vender jornais (já que ele não dava entrevistas e não falava muito de si mesmo, resolveram inventar histórias estapafúrdias sobre ele – infelizmente funcionou).

Vou dividir o texto em três capítulos:1 – Michael e o racismo.
2 – Michael e o vitiligo.
3 – Michael e a África.


Tem muita gente por aí querendo derrubá-lo (mesmo agora sem ele estar aqui!) e inventando mentiras. Por isso estou aqui pra defende-lo e mostrar A VERDADE. Essa é a função de seus fãs agora: zelar pela verdade e pelo respeito à memória do nosso querido e eterno Rei do Pop.

Todos que lerem isso aqui e quiserem copiar este texto em seus sites, blogs, grupos, orkut, twitter, facebook etc e/ou enviar pros seus contatos de e-mail, fiquem à vontade. Agradeço de coração, porque o Michael merece e acredito que isso é o mínimo que podemos fazer por ele.

(Vou postar o primeiro capítulo no próximo domingo – depois de amanhã).

8 comentários:

  1. Oi Elisa!
    Ei sou a Tathá J. e fiquei mto emocionada com tudo isso que li agora, a mtos anos sinto-me sozinha, rodeada por pessoas que tentam mim fazer acreditar que o Michael ñ é verdadeiro, que ele era uma farsa, mas nunca acreditei no que diziam, pois o amo d+ pra acreditar nas baboseiras que a midia podre espalhava por ai, colocando nas mentes das pessoas uma imagem deturpada, daquele que foi era e continuará sendo um dos melhores homens do mundo.
    Um ano após o meu nascimento foi lançado o BAD, e é um dos meus preferidos, fico mto emocionada ao ouvir a doce voz do Michal em qualquer uma de suas músicas, sinto que ele faz parte da minha história, da minha vida, de mim! tenho certeza que ele faz parte de mim.
    Querida, ñ devemos deixar que manchem a imagem do Michal, pois sabemos que tentarão de todas as formas fazer com que ele seja esquecido e até mesmo odiado por mtos, mas o nosso dever agora e lutar para que isso ñ aconteça, vamos orar por seus filhos e pedir a Deus que dê lhe dê paz e que nos ajude a lutar contra esses malfeitores.
    A todos os fãs (juntos(as) venceremos)

    att:Tathá J.

    ResponderExcluir
  2. estamos todos juntos para defender a memória do Michael, e sabemos que ele era verdadeiro. Continue assim, não pare!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tathá! Fico feliz de ver vc aqui!
    Olha, felizmente cresci cercada de muitas fãs e defensores de Michael, embora nos anos 80 tenha ouvido muita gente falar mal dele (e daí pra frente também). Sempre o defendi. Não entendo q tipo de farsa ele seria... O cara era de carne e osso, fez músicas maravilhosas, dançava, cantava, representava, compunha... VIVIA! Portanto, ele era (e É) real!
    Seu talento é reconhecidamente geuníno e nato!

    Mas... estamos aqui, né? E como vc bem disse NÃO VAMOS DEIXAR SUJAREM A IMAGEM DE NOSSO ÍDOLO.

    Obrigada! E esteja à vontade pra participar sempre que quiser/puder! Vi que vc copiou o texto no seu blog. Obrigada de novo... em nome do Michael! Continuemos fazendo nossa parte. A segunda parte do texto já está quase pronta. Postarei ainda hoje como prometi.

    Bjoksss!!!

    É isso aí, Thaís! Não vamos deixar a peteca cair NUNCA!!! Eu não vou parar. Não VAMOS parar. Bjoksss!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Elisa, estou muito feliz por ter encontrado várias recomendações acerca de seu blog. É mais ou menos como voçê disse acima...Uma mentira corre léguas e chega a todo mundo, já a verdade nunca é divulgada o sificiente e a mentira acaba por adentrar na cabeça das pessoas e "se tornar" verdade absoluta.
    Contudo, tenho muita pena dos que acreditam nas baboseiras, pois fui criada aprendendo que não devemos ouvir um lado apenas da história, devemos buscar todas as fontes e tirar nossas próprias conclusões, uma vez somados à nossa razão e valores.

    Sempre defendi o MJ, mas fico decepcionada comigo mesmo, por muitas vezes ter visto gente falando mal dele (coisas mais leves) e ter me calado, só para não discutir. Quando a crítica era muito forte ou o assunto muito pesado eu entrava na briga, porque existem muitas afirmações absurdas que beiram o ridículo mesmo.

    Acompanharei sempre esse blog. Achei de muita valia, embora, para mim, não houvesse nenhuma novidade. Mas para muitos será uma fonte riquíssima de informação e, principalmente, de esclarecimento sobre mentirar alimentadas por tantos anos, sempre em desfavor do nosso ídolo.

    Nunca fui de comentar em blogs ou sites de informações, mas me vejo compelida a isso, em virtude da quantidade de abusos, ofensas gratuitas e desrespeito ao próximo que tenho visto nos comentários (imbecis e sem qualquer fundamento plausível) nas notícias que tratam da vida e morte de MJ.

    Muito obrigada por despender seu tempo defendendo nosso ídolo, pois isso é raro. A grande maioria dos que frequentam a internet com tempo para divulgar ideias, o fazem para deturpar a verdade, manipular as pessoas e denegrir seres humanos, famosos ou comuns.

    Estou pertinho dos 30 anos também e, apesar de morar hj em Natal/RN (onde predomina o forró e as pessoas não são muuuuito ligadas em música internacional), nasci em São Paulo e tenho uma irmã alguns anos mais velha que fez com que eu crescesse ouvindo as maravilhosas músicas do MJ, bem como suas espetaculares performances...

    Sou muito grata por ter vivido essa época - de ouro - para a história da música, pois sei que ela não se repetirá. Não haverá outro que supra essa lacuna deixada pelo Michael, nem de perto.

    Um abraço grande a você, Elisa. Meus parabéns mais uma vez.

    Gostaria que, mesmo que se veja diante de pessoas baixas, como muitas que frequentam a net, não desista de digulgar a verdade.

    Marília Castellano Pereira de Souza
    mariliacastellano@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marília!
    Estou lendo seus comentários e fico feliz de ver que pensamos da mesma maneira a respeito do nosso querido Michael Jackson.

    As mentiras infelizmente continuam (agora dizem até que ele está vivo e forjou sua morte!). Vou procurar sempre mostrar a verdade aqui, sempre me baseando nas palavras do próprio Michael, de quem o conhece... enfim. E sempre que eu não tiver certeza de algo, vou evitar afirmações, buscando analisar possibilidades.

    Quando a este texto, especificamente, é uma certeza, por isso não penso duas vezes antes de afirmar que Michael sempre foi um negro consciente. Consciente de sua raça, consciente de sua missão neste mundo, de sua responsabilidade junto à sua comunidade tão injustamente discriminada por muitos ignorantes que transitam livremente pelo mundo.

    Racismo é crime e essas pessoas definitivamente não deveriam andar soltas!

    Outras duas partes pra este mesmo texto estão sendo preparadas com bastante cuidado; a próximo tratará do vitiligo, doença que de várias maneiras mudou a vida de Michael pra sempre assim como a percepção do mundo em relação a ele (infelizmente essa percepção passou a ser errada).

    Como vc disse, temos sempre que ouvir os dois lados (ou três ou quantos houverem). Mas a maioria das pessoas têm preguiça de pensar e acham mais fácil engolir qualquer asneiras que chegam aos seus ouvidos!

    Concordo plenamente com as coisas que vc disse, inclusive quando vc diz que aquela época foi de ouro. E realmente JAMAIS haverá outro como nosso Michael!

    Obrigada de novo! Esteja certa de que não vou desistir; continuarei fazendo a minha parte pra divulgar a verdade, pra mostrar o Michael da maneira mais verdadeira e completa que estiver ao meu alcance como fã.

    Que bom contar com vc! Amei seus comentários, sinta-se em casa aqui pra participar e comentar sempre!

    Um abração pra vc tb!!!

    ResponderExcluir
  6. olha da pra pararem de falar assim do Rei do Pop?

    ResponderExcluir
  7. Michael é o ÚNICO Rei do Pop!
    Não podemos deixar q mentiras estúpidas venham denegrir a imagem desse astro....
    Assim como vc, sou fã de Michael, e quero me unir a vcs pra ajudar a zelar pela verdade e pela memória de nosso ídolo!!!!

    Por que fingir, não fazia parte do caráter de Michael, ele sempre falava de amor, e lutava com todas as suas forças pela nossa união em função de salvar o planeta...
    Nunca renegou sua raça, sempre amou sua família e tinha orgulho de quem era e do q tinha conquistado ao longo de sua vida...
    Amava seus fãs e se importava com eles, era muito sincero,doce,amável...
    Enfim...
    ele é ÚNICOOOOOOO!!!!
    INSUBSTITUÍVEL!!!!!
    Ah, Michael... Como eu te Amo!!!!!
    Tenho q parar de falar dele, antes q as lágrimas comecem a sair!!!!....
    Além do mais, nem q eu escrevesse um livro falando de Michael, seria o pouco pra expressar o q ele era, é, e o q ele representa pra Mim...

    Michael, I love you so much!!!!!

    This is It!!!!!

    Obrigada...
    bjossss....

    ResponderExcluir
  8. Oi, parabéns pelo Blog está lindo.
    Copiei o texto e coloquei no meu blog pq a verdade deve ser dita.
    Michael nunca foi racista.Coloquei tambem creditos para este Blog.
    Muito bom o texto.Parabéns

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou feitos em tom de deboche desrespeitando Michael Jackson, seus familiares, seus fãs e leitores deste blog em geral, SERÃO APAGADOS. Comentários anônimos só serão aceitos se forem respeitosos e relevantes. Obrigada!