segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Michael e a Árvore da Esperança

Em agosto de 1967, o Jackson Five chegou ao renomado Apollo Theater, no Harlem pra participar do mundialmente famoso show de amadores. Tocar lá era o sonho da maioria dos jovens negros.

Michael, com apenas 9 anos, era o caçula do grupo. Ele, depois de adulto, revelou o desafio daquele momento tão importante pra carreira do grupo. Michael explicou que tocar no Apollo não era fácil, porque se o público gostasse da apresentação é porque realmente ela tinha sido boa, mas se eles não gostasse jogavam comida e todo tipo de objeto nos cantores! Mas Michael disse eles estavam seguros porque sabiam que eram bons.

Um fato interessante ocorreu nos bastidores, momentos antes daquela tão esperada apresentação: Fred Cash, um dos fundadores do grupo The Impressions (um dos mais famosos grupos vocais a se apresentar naquela noite), chamou Michael e lhe contou a lenda a respeito de um pedaço de tronco de ávore que ficava em cima de um pequeno pedestal, no Apollo.

Ele disse que aquele pedaço de tronco teria vindo da legendária "Árvore da Esperança" (The Tree of Hope). Segundo a lenda, essa árvore ficava em frente ao Connie's Inn, onde Louis Armstrong participara da famosa versão do Harlem pro espetáculo "Hot Chocolates", de Fats Waller. Durante anos, ficar embaixo dessa árvore e tocá-la antes de se apresentar virou uma espécie de ritual da sorte pra centenas de artistas.

Quando a Sétima Avenida foi ampliada, na fase de urbanização de Nova Iorque, a árvore foi arrancada e depois, colocada numa "ilha" no meio da avenida, depois da rua 123. Mas por fim, ninguém sabe dizer o porquê, a árvore acabou sendo derrubada. Mas um pedaço dela, foi colocado naquele pedestal, atrás do palco do Apollo. Todos os artistas ao entrar no palco, tocavam aquele pedaço de tronco, pra dar sorte.

Dizia a tradição que todo estreante que o tocasse entraria pra galeria de artistas negros que batalharam pra realizar seus sonhos e pra obter respeito, e por fim conseguiram uma posição de destaque, moldando a cultura popular norte-americana à imagem de sua raça e riqueza cultural.

O pedestal ficava ao lado do palco na hora dos shows pra que o público visse os artistas tocarem o tronco da árvore antes da apresentação.  Michael então, de olhinhos arregalados de entusiamos, disse a Fred:

"Sério? Uau! Que demais! Aposto que funciona!" E correu pra contar a novidade aos irmãos: "Ei, pessoal, vocês sabiam dessa coisa da árvore? Toquem nela e teremos sorte!". "Imagine, eu não acredito em sorte", desedenhou Tito, ao que Michael rebateu: "Bem, mas eu acredito. Queria poder levar esse tronco pra casa, daí eu sempre teria sorte".

Acreditando ou não, fato é que todos os Jackson Five tocaram o tronco da árvore antes de subirem ao palco. Michael foi o último a tocá-la e foi quem fez este gesto com mais fé. Não se contentando em tocá-la apenas uma vez, voltou correndo antes de cantar pra tocar mais uma vez a "Árvore da Esperança".

O Jackson Five conquistou o público, venceu o concurso, anos depois estourou nas paradas e... depois acabou.

Mas MICHAEL JACKSON, o menino que sempre acreditou na sorte e no seu próprio potencial, dominou o mundo se tornando o Rei do Pop e o Artista do Milênio!

9 comentários:

  1. LOL '
    Primeiro recadinho o.o
    Que maneiro,
    eu acredito em sorte ,
    so nao sabia que ele tambem acreditava '-'
    que maneiro !
    Eu vou querer , toca-la '-'
    Beijooos :*

    ResponderExcluir
  2. Elisa... Eu tinha lido na biografia dele... Na hora que li me emocionei mt... Lendo de novo agora me emocionei de novo... Ele é mt especial mesmo, né?! Diferente dos outros meeesmo! Essas historinhas foram pequenos sinais que mostravam desde sempre o quanto ele está a anos-luz à nossa frente, em tudo... Ele não só acreditava no potencial do então grupo, como tb acho que alguma coisa nele prenunciava que ele faria história com seu talento único!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Aninha! Michael acreditava mtooo em sorte, tanto q ele tinha em Neverland uma árvore q ele chamava de "árvore da sorte".
    Em cima dela, ele compôs várias de suas mais belas canções, como "Heal the World" e "Black or White".

    Verdade, Marília! O belo "Planet Earth" ainda não está preparado e acostumado pra entender pessoas como Michael, q como vc bem disse, está a anos-luz à frente da maioria dos terráqueos!

    Bjokssss pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  4. Pessoal: o pai do menino que acusou MJ em 93 se suicidou!
    Leaiam a notícia em inglês:
    Evan Chandler, the father to the boy that Michael Jackson was once accused of sexually molesting, was found dead in his Jersey City apartment on November 5th.

    Chandler charged Jackson with the molestation of his then 13-year-old son in the early '90s, but that case never went to trial and they reached a multi-million-dollar civil settlement.

    Chandler's death has been ruled a suicide as he was found with a gun on his body and he had a single bullet wound to the head. He was 65 years old.

    The Jersey City Police Department reveals:

    “There was no note found in the apartment but officers did find medication in keeping with a serious medical condition. A doctor based at Colanta Hematology in Bayonne, NJ, had called the concierge, asking him check on Mr. Chandler’s apartment as Mr. Chandler had missed an appointment.

    "It was thanks to the concierge’s actions that Mr. Chandler’s body was discovered. Mr. Chandler’s body has now been returned to his family.”

    ResponderExcluir
  5. Outra notícia:
    O filho mais velho de MJ sofre de vitiligo nos braços e no peito.
    MICHAEL JACKSON's eldest son PRINCE MICHAEL has inherited his father's rare skin condition, according to the King Of Pop's sister LA TOYA.
    The late Thriller icon suffered with vitiligo, a condition which causes depigmentation in patches of skin - making the pop star change colour.
    And La Toya Jackson reveals the singer passed the disorder down to his 12-year-old son.
    She says, "Vitiligo is on my father's side and Prince has it, too - on his arms and chest."

    ResponderExcluir
  6. Pai de menino que acusou Michael Jackson de abuso sexual é encontrado morto
    Nova York, 18 nov (EFE).- O pai do menino que acusou o falecido cantor americano Michael Jackson de abuso sexual em 1993 foi encontrado morto e com uma pistola na mão, em seu luxuoso apartamento no estado de Nova Jersey, informou hoje o "Daily News".



    Evan Chandler, de 65 anos, "estava sobre sua cama ainda com a arma na mão e com um tiro na cabeça", disse o porta-voz da Polícia de Jersey City, Stan Eason, que disse que o homem se submeteu a várias cirurgias plásticas para modificar seu rosto.



    Sem deixar nota de suicídio alguma, o homem, que estava "extremamente doente", segundo o "Daily News", se matou no dia 5 de novembro, quando tinha uma consulta médica marcada com um hematólogo, que, ao notar sua ausência na consulta, ligou para o porteiro do bloco de casas, que encontrou o corpo.



    O jornal assegura que, após o incidente com Michael, Chandler estava obsessivo com sua aparência física e pensava que os fãs do cantor o perseguiam e que, por isso, se submeteu a diversas cirurgias plásticas e seu rosto estava "irreconhecível".



    Supostamente, seu filho Jordan, que agora tem 29 anos, recebeu US$ 20 milhões do "rei do pop" para que não testemunhasse contra ele no processo judicial sobre as acusações de abusos sexuais que o menor apresentou em 1993 contra o cantor.



    As acusações, que nunca chegaram a ser julgadas, foram tornadas públicas quando o próprio Chandler, um dentista de Beverly Hills (Los Angeles), administrou amital sódico, conhecido como soro da verdade, em seu filho e ele comentou os supostos abusos por parte de Michael, que morreu em junho por uma dose letal do potente anestésico propofol, além de outros medicamentos.



    Chandler se manteve nos últimos anos afastado de toda sua família, mas viveu com seu filho em Nova Jersey até 2006, quando, segundo o jornal, ele o denunciou e obteve uma ordem de afastamento após sofrer agressões por parte de seu pai. EFE

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, mto obrigada pelas notícias!!!
    É a verdade e a justiça sendo feitas à prestação. Mas antes tarde do q nunca!!!

    Mta gente fica se aproveitando do fato de LaToya ter mentido no passado pra desacreditá-la e continuar falando q é mentira o vitiligo de Prince e q Michael não é o pai biológico dele.

    Primeiro, q SE não fosse, isso não mudaria o fato de q Michael foi o único PAI q ele conheceu! E PAI é quem cria, quem educa, quem dá amor!

    Segundo, q se Michael disse q é o pai biológico de seus filhos e disse isso várias vezes, amigos confirmaram, Debbie confirmou, o biógrafo Taraborrelli confirmou e etc... então é pq SÃO filhos dele pronto.

    Terceiro, LaToya mentiu no passado, mas ela era casada com um canalha oportunista q a obrigada a isso pra arrancar dinheiro de Michael e da família. Ela se separou dele, pediu perdão a Michael e a toda a família e foi perdoada. Pq ela iria brincar com um assunto tão sério? Virou moda duvidar de tudo q a LaToya diz. Mas eu não acho q ela esteja mentindo qto a NADA após a morte de Michael, mesmo pq ela não brincaria com coisa séria e sei q ela o AMAVA mto (q direito tenho de duvidar do sentimento de uma irmã?)!

    Quarto: NÃO FOI SÓ LATOYA QUEM DISSE ISSO, A MAQUIAADORA KAREN FAYE TAMBÉM CONFIRMOU Q PRINCE SOFRE DE VITILIGO.

    Quinto: AS FOTOS E VÍDEOS DO MENINO COMPROVAM, AS MANCHAS SÃO INEGAVELMENTE VISÍVEIS.

    Contra fatos não há argumentos...

    THIS IS IT.

    ResponderExcluir
  8. Elaine Lima
    Eu ainda me pergunto, como ainda podem falar e brincar com o Michael Jackson.Será que ainda não perceberam que o mundo ficou vazio e sem graça!.Mesmo que não tenha importancia para si proprio,imagine a dor dos parentes,amigos,fãs e
    o desespero de saber que nunca mais irá existir outro igual,só imitações que ao ver iremos logo perceber.As pessoas deviam procurar fazer diferente,poderiam ver o valor verdadeiro do MIKE.E passar para seus filhos só coisas boas!!!.Mas,penso que acham melhor mostrarem popozudas cheias de defeitos piores do que o dele,que só fez a sua parte maravilhosamente!!!!.
    TE AMO MIKE.

    ResponderExcluir
  9. Gente! A história dele é linda! Em abril tive a oportunidade de ir a NY e fui no Amauter Night, no Apollo, e é verdade qnto a esta história do tronco. Ele fica no canto do palco e todos que entram, antes de cantar, passam a mão no tronco.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou feitos em tom de deboche desrespeitando Michael Jackson, seus familiares, seus fãs e leitores deste blog em geral, SERÃO APAGADOS. Comentários anônimos só serão aceitos se forem respeitosos e relevantes. Obrigada!