quinta-feira, 30 de julho de 2009

Desfazendo equívocos da imprensa


Às vezes, lendo revistas, jornais e sites, eu fico de queixo caído com a falta de informação, de seriedade e até de responsabilidade de alguns veículos de comunicação. São coisas que me fazem pensar: "Meu Deus, de onde tiraram isso?"

Eu comprei a revista ´"Epoca" e lá estava escrito que Michael Jackson havia influenciado o cantor Prince (assim como Madonna e muitos outros - o que é verdade). Até aí tudo bem. Mas disseram também que a influência havia sido mútua, e que Michael admirava o Prince a ponto de colocar no seu filho o nome de Prince pra homenagear o cantor!!!

Me assustei com tamanho da besteira! Esclarecendo: Michael Jackson NUNCA foi fã do Prince. Ele tentou trabalhar com ele nos anos 80 por questões profissionais e pelo USA FOR AFRICA (mas Prince nem apareceu por lá).

Michael colocou este nome em seus filhos simplesmente porque seu avô materno se chamava Prince. E o nome acabou ficando ideal porque os filhos do Rei (king) são mesmo príncipes (princes).

Outra besteira que li não lembro onde foi que Elvis Presley era o maior ídolo de Michael e por isso ele sonhava em se casar com a filha dele. Nada a ver! O maior ídolo de Michael nunca foi Elvis. O grande ídolo e inspirador do Rei do Pop na verdade foi James Brown.

Assista aqui o próprio Michael comentando o assunto no seu breve discurso no funeral de James Braown, em 2006:




Outra besteira que cansei de ler por aí é que ele estava falido e sua carreira estava em decadência. Eu já comentei isso em outro texto, mas vale esclarecer de novo:


- O último disco dele vendeu 16 milhões de cópias (veja o post sobre as vendagens dos discos-solo dele, aqui neste blog), em plena era da intenet, sendo que algumas das músicas já haviam caído na rede. Detalhe: Michael estava em pé de guerra justamente com o chefão da Sony Music por vários motivos e a gravadora havia boicotado seu disco, o tirando das lojas com três meses de lançamento. Sem falar que não houve turnê, nem divulgação. Mesmo assim o disco vendeu o dobro do que os artistas da moda vendiam na época! Isso é fracasso???


- A cada nova turnê, Michael batia seu próprio record de público e agora, estava se preparando pra fazer shows depois de anos sem se apresentar. Os ingressos estavam esgotados e os shows, que a princípio seriam 10, tiveram que ser aumentados pra 50 e os ingressos se esgotaram facilmente, mais de 700 mil ingressos! Isso acontece com algum artista decadente???


Quanto à falência acho que basta que eu diga o seguinte: está falida uma pessoa que deve meio milhão de dólares mas tem uma fortuna de mais de um bilhão? Claro que não, né? Portanto isso tudo é sensasionalismo e nada mais!


Outra coisa que li foi algo assim: "Michael, que não cantava com os irmãos desde a década de 80...". Disseram também que ele não tinha mais contato com a família! MENTIRA.


E pra provar que ele não só falava como também cantava com os irmãos, vou postar alguns vídeos, vale a pena ver o último show de Michael com os demais Jaksons. (Veja também a entrevista de Michael à Oprah Winfrey, já postada aqui. Nela, ele fala da relação com a família, e numa entrevista de 2005 da qual eu postei os vídeos, aparece Michael com seu irmão caçula Randy).


Também foi dito que Michael devia estar se revirando no caixão por dois motivos:


- Porque seus filhos apareceram sem máscara no seu funeral.

O que não é verdade, já que o próprio Michael, aos poucos estava liberando as crianças dessas coisas (como você pode ver ali na foto, tirada no mês de junho, dias antes do falecimento de Michael, em que ele aparece com as crianças sem a máscara).


- Porque em seu atestado de óbito LaToya preencheu a parte destinada à raça colocando-o como negro.

Outra besteira! Ora, Michael era negro mesmo e jamais negou isso, pelo contrário: sempre honrou sua raça.


Há várias informações erradas também a respeito das vendas de seus discos. Por exemplo: Thriller na verdade vendeu mais de 106 milhões de cópias e não "apenas" 65 milhões como algumas fontes andaram informando. O disco entrou pro livro dos récords com 65 mihões, é esse o número que foi publicado lá. Mas desde então o disco não parou de vender pelo mundo, ultrapassando as cem milhões de cópias vendidas.


Também andaram publicando por aí que Michael quando comprou os direitos das músicas dos Beatles, teria agido pelas costas de Paul, apunhalando aquele que era até então, um amigo. Isso não é verdade. Paul, mesmo tendo ficado chateado, nunca disse que Michael agiu "pelas costas" dele. Pelo contrário, Michael o avisou de sua intenção. Paul disse numa entrevista que foi ao ar no "Fantástico" há anos: "Michael era pra mim como um irmão mais novo e ele me pediu conselhos. Ele queria comprar algo pra investir seu dinheiro e o aconselhei a comprar uma coleção de livros antigos. Um dia ele disse pra mim: 'já sei o que vou comprar, vou comprar as suas músicas.' E acabou comprando mesmo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou feitos em tom de deboche desrespeitando Michael Jackson, seus familiares, seus fãs e leitores deste blog em geral, SERÃO APAGADOS. Comentários anônimos só serão aceitos se forem respeitosos e relevantes. Obrigada!