sábado, 25 de julho de 2009

Religião quase impediu lançamento do clipe "Thriller"


Muita gente tem curiosidade em saber qual era a religião de Michael Jackson...

Muito bem... como sua mãe, Katherine Jackson era (e continua sendo) uma devotada Testemunha de Jeová, ele assim como seus irmãos foram todos criados dentro das rígidas regras desta crença.

Até 1984 Michael ainda ia, duas vezes por semana, de porta em porta pregar a Bíblia. Ia disfarçado, afinal já era o maior astro do mundo da música pop, mas cumpria rigorosamente com suas obrigações.

Porém, cada vez mais, ele estava se cansando de sua liberdade limitada. Assim que chegou aos ouvidos dos patricarcas do "Salão do Reino" (como as Testemunhas de Jeová se referem ao seu templo) informações sobre as gravações do video-clipe de "Thriller", no final de 1983, eles procuraram Michael exigindo que ele desistisse de lançá-lo. Michael ficou furioso que houvessem pessoas querendo lhe dizer o que fazer e também se recusou a fazer qualquer pronunciamento repudiando seu próprio trabalho. Então respondeu aos patriarcas: "Eu sei que sou uma pessoa imperfeita. Não estou tentando me passar por anjo". No mesmo momento os eles o ameaçaram de expulsão!

Assustado com a ameaça e com medo de magoar sua mãe, Michael ligou pro seu agente John Branca e deu ordens pra que ele queimasse todas as fitas do vídeo de "Thriller" (que iriam ser lançadas em DVD com making off e tudo). Michael estava decidido a impedir que o mundo conhecesse o clipe mais revolucionário da história dos video-clipes e a jogar fora o milhão de dólares gasto na sua produção.

John Branca desobedeceu Michael, e não jogou nada fora. Mentiu dizendo que tinha feito o que ele havia mandado e esperou que ele se acalmasse. Com Michael mais calmo, John explicou que Lugosi, que interpretara Drácula em filmes de terror também era um homem religioso e que o personagem não tem nada a ver com a vida pessoal do ator que o interpreta. Michael concordou. Então... John revelou que não havia jogado nada fora! Michael não brigou e resolveu lançar "Thriller", mas teria que colocar alguns dizeres na sua introdução pra deixar claro que aquilo era apenas ficção.

O diretor, John Landis, não gostou da idéia, mas quando percebeu que sem os tais dizeres Michael não lançaria mesmo o clipe, acabou concordando...

É por isso que quando assistimos ao vídeo de "Thriller" lemos antes aquela frase: "Em respeito às minhas fortes convicções pessoais, esclareço que esse filme não promove de maneira alguma a crença em fenômenos ocultos. Michael Jackson".

Mas os problemas de Michael com os patriarcas da religião vinham de muito antes de "Thriller" e com o tempo foram se acentuando. Os patriarcas se entrometiam em tudo que ele fazia, fosse na sua carreira ou na sua vida pessoal. Até que, no primeiro semestre 1987, antes do lançamento de "Bad", Michael se desligou oficialmente - e definitivamente da religião de sua mãe e decretou sua saída da congregação.

Ele declarou que daquele momento em diante não era mais uma Testemunha de Jeová e o líder da religião enviou uma nota à imprensa afirmando que a sua Instituição não tinha mais Michael como um membro. Sua mãe ficou muito triste e desgostosa, mas seguindo às regras da sua religião, ela não podia mais falar com Michael sobre este assunto, porque de acordo com esta crença, a partir do momento que alguém deixa a religião por livre e espontânea vontade, essa pessoa deixa de ser assunto deles. E pra eles "abandonar a religião é pior do que ser expulso", é um "pecado" maior, segundo eles.

Como já não tinha mais vínculo com as Testemunhas de Jeová, Michael finalmente pôde apresentar a música "Thriller" nos palcos, ao vivo, como ele queria: com máscara de lobisomem e tudo! Foi o que ele fez em sua primeira turnê-solo (sem os irmãos), que varreu o mundo em 1987 e 1988.

Michael passou a comemorar o Natal a partir de 1993 (o que as Testemunhas de Jeová não fazem) e a se informar sobre as várias crenças sem aderir a nenhuma delas.
Quando se casou com Lisa Marie Presley, que é cientologista (religão que alia ciência, psicologia, budismo e hinduismo) ele se interessou mas nunca se converteu à esta religião. Apenas se permitiu conhecê-la, nada mais.

Também andou flertando com o catolicismo por algumas vezes, tanto é que chegou a enviar um pedido ao Papa João Paulo II pra que este batizasse seus filhos. Mas o Papa, por alguns motivos dogmáticos não pôde atender ao pedido de Michael.

Quando foi acusado de pedofilia pela segunda vez, em 2003, Michael recebeu apoio (e aceitou) de uma organização anti-racismo chamada Nação do Islã. Como precisava mesmo de muito apoio nessa época, ele o aceitou, mas não se sabe até que ponto o islamismo passou a fazer parte da vida de Michael. Sabe-se que seu irmão Jermaine se converteu ao Islamismo há alguns anos. Já sobre Michael não há nada de concreto.

No fim do ano passado deu no Jornal Nacional que Michael havia se tornado muçulmano e que havia mudado seu nome pra Mikael. Mas ele próprio nunca confirmou essa história. Nos anuncios de sua nova turnê (que infelizmente não chegou a acontecer) o nome dele aparece como sempre foi: MICHAEL JACKSON. Assim como em seu atestado de óbito.

Não consta que ele ou seus filhos seguissem qualquer religião, embora ele lhes ensinasse princípios cristãos. Portanto eu (que fique claro, é opinião pessoal) acho pouco provável que Michael tenha se convertido ao Islã.

Assista ao vídeo do primeiro Natal de Michael, presente de Elizabeth Taylor, em Neverland:

14 comentários:

  1. Obedece que tem juizo!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  2. Vale Lembrar que Michael nunca foi uma Testemunha de Jeova,pois nao chegou ao Batism

    ResponderExcluir
  3. ele fez tudo isso mas no seu intimo ele queria que fosse diferente , mas teve que ser assim.

    ResponderExcluir
  4. ser uma verfdadeira testemunha de jeova nao e para qualquer um nao.é uma religiao que merece todo nosso respeito.

    ResponderExcluir
  5. Pois é... ele escolheu a carreira e olha no que deu. Foi um grande artista, sem duvida, mas isso não o tornou mais feliz.

    ResponderExcluir
  6. "Eles o ameaçaram de expulsão" ? Vc não sabe nada sobre as TJ mesmo! Mente ao escrever estas baboseiras. primeiro que as TJ só expulsam os "batizados" que praticam pecados. A Desassociação não acontece dessa maneira. SEu espírito é de oposição a Jeová e Seu povo. E mente ao repetir o que outros falaram de forma equivocada.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. "Tradução": e vc não entende NADA de Michael Jackson! E esse blog é sobre ele, não sobre TJs ou qualquer religião.

    Os fatos narrados no meu post foram contados ao jornalista J. Randy Taraborrelli numa entrevista por um alto membro da tua religião e confirmados pela família Jackson. Vc nem ao menos me conhece pra querer me julgar ou me acusar de mentir. Eu não tenho obrigação nenhuma de conhecer as normas da tua religião. Mas tenho q conhecer o assunto sobre o qual estou falando. Michael não era batizado mas era um membro atuante, e os patriarcas interviam sim na sua vida pessoal. O ameaçaram de expulsão, desassociação, desligamento, chame como quiser.

    Outra coisa q vejo em pessoas religiosas: MTAS FICAM FANÁTICAS. Pq ele teria q renunciar à sua carreira, ao exercício de um dom q DEUS deu a ele? A arte não é de Deus? Michael dizia q sim, e eu concordo com ele q "a arte é o elo q liga o físico ao espiritual, o humano ao divino".

    Eu respeito todas as religiões, incluisve as TJs. Tenho uma tia e uma amiga q são dessa religião e elas não ficam implicando com tudo, não. Inclusive minha amiga é fã do Michael e não acha q ele devia ter parado sua carreira não.

    Sim... pq era isso q os patriarcas queriam q ele fizesse!!! Renunciar ao seu talento, DADO POR DEUS.

    E existem pessoas rigorosas e intransigentes em toda religião. Se fosse um padre católico q tivesse se metido na vida pessoal dele, tb não seria legal e o assunto estaria postado aqui do mesmo jeito. Toda religião tem líderes seguidores conservadores e liberais.

    Não vejo pq uma pessoa tem q escolher entre a religião e a carreira. São coisas diferentes na vida de uma pessoa, e uma não anula a outra. Uma pessoa não é só sua religião. Nem só sua carreira, nem só seu time, nem só sua sexualidade, nem só seu partido político, nem só seus gostos alimentares e etc, etc, etc. A pessoa é tudo isso junto, e mto mais.

    E tudo isso é DEUS, nosso Pai, q permite.

    E novamente pro "Tradução": EU NÃO REPITO O Q OS OUTROS FALAM DE FORMA EQUIVOCADA. Eu pesquiso mto, mesmo mtas vezes passando por cima de sérios problemas pessoais, estou aqui trabalhando pra manter a seriedade do blog. Perfeito não é. Mas eu faço o melhor q posso. E não admito q uma pessoa q não me conhece venha me chamar de mentirosa de maneira tão leviana! Eu pesquiso as informações q posto aqui. Por acaso vc pesquisou a minha vida pessoal pra falar q sou mentirosa, ou pra se meter a fazer julgamentos sobre o meu espírito??? Qta arrogância a tua! Só DEUS sabe o q vai dentro de mim e de cada um de nós. E povo de DEUS é todo aquele q Nele crê, independente de religião.

    O mundo não vai melhorar enquanto as pessoas continuarem achando q só a sua religião é a unica q presta!

    É isso!
    THIS IS IT.

    ResponderExcluir
  9. Elisa... concordo com tudo o que você disse para o "Tradução"

    "EU NÃO REPITO O Q OS OUTROS FALAM DE FORMA EQUIVOCADA. Eu pesquiso mto, mesmo mtas vezes passando por cima de sérios problemas pessoais, estou aqui trabalhando pra manter a seriedade do blog. Perfeito não é. Mas eu faço o melhor q posso. E não admito q uma pessoa q não me conhece venha me chamar de mentirosa de maneira tão leviana! Eu pesquiso as informações q posto aqui. Por acaso vc pesquisou a minha vida pessoal pra falar q sou mentirosa, ou pra se meter a fazer julgamentos sobre o meu espírito??? Qta arrogância a tua! Só DEUS sabe o q vai dentro de mim e de cada um de nós. E povo de DEUS é todo aquele q Nele crê, independente de religião.

    O mundo não vai melhorar enquanto as pessoas continuarem achando q só a sua religião é a unica q presta!"

    Parabéns por saber conduzir tudo tão bem...

    MJ 4ever
    I love MJ

    ResponderExcluir
  10. VEJO QUE A VIDA PRECOSE DE MICHAEL,PULANDO ETAPAS IMPORTANTE E DEPOIS FAMA,A INVEJA,EXTORÇOES,DIFAMAÇOES,E DESILUSAO NA PROCURA DE UMA COMPANHEIRA DE VIDA E FORMAÇAO FAMILIAR,QUANDO NOS SENTIMENTOS EMOCIONALMENTE O NADA EM NOSSA FRENTE,PROCURAMOS DEUS,AS RELIGIOES ,DOUTRINAS E SEITAS,SEMPRE TEM FINS LUCRATIVOS E ELE ERA O GRANDE ALVO,AFINAL SAO POUCOS QUE OLHA O SEMELHANTE SEM AVALIAR O BOLSO,SOU DE FAMILIA CATOLICA,SOU ESPIRITA,NAO FANATICA,CREIO QUE FAZEER O BEM E AMAR A DEUS.MICHAEL,QUANDO ESCREVO SEU NOME,UMA NUVEM DE TRISTEZA INVADE M'OLHAR,SENTIMENTO=A LEMBRANÇA DO MEU AMADO PAI,DUAS PASSAGENS QUE N ME LEVANTEI,ACHO TUDO MUITO VAGO DIANTE DO ESTRAGO,AUSENCIA,DOR,LAMENTO ENFIM,N SEI.

    ResponderExcluir
  11. a amizade com o mundo é inimizade com Deus ao se afastar do Deus verdadeiro o caminho tornou-se no que sabemos os fatos falam por si

    ResponderExcluir
  12. Eu já mais trocaria o meu trabalho e talento que o CRIADOR me deu por qualquer tipo de religião;Michael Jackson fez o certo.
    O ALTÍSSIMO NÃO ABITA EM TEMPLOS FEITOS POR MÃOS DE HOMENS.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou feitos em tom de deboche desrespeitando Michael Jackson, seus familiares, seus fãs e leitores deste blog em geral, SERÃO APAGADOS. Comentários anônimos só serão aceitos se forem respeitosos e relevantes. Obrigada!