segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Michael e o Vitiligo



(Segundo capítulo de MICHAEL JACKSON - Um Negro Consciente)












No comecinho dos anos 80, Michael Jackson enfrentava um sério problema que não tinha coragem de revelar a ninguém. Manchas esbranquiçadas lhe surgiam pelo corpo, deixando-o bastante intrigado.

Michael já tinha enfrentado as espinhas na fase da adolescência e tinha sofrido muito com isso. Seu pai, irmãos e primos implicavam com ele por causa disso, os fãs não disfarçavam o espanto ao vê-lo com o rosto coberto por enormes espinhas e ele chegou a ficar com vergonha de sair de casa. Sendo assim, como ele iria mostrar aos parentes algo ainda pior que espinhas? Achou melhor ficar quieto e não contar nada a ninguém sobre as manchas.

À medida que essas manchas aumentavam, ele ia inventando novas maneiras de cobri-las ou disfarçá-las, como maquiagem e luvas. Com o tempo elas foram ficando cada vez maiores e mais numerosas, por todo o corpo, inclusive partes cada vez maiores de seu rosto. Michael ficou apavorado e pensou que pudesse estar com algum tipo raro e grave de câncer de pele. Resolveu consultar um dermatologista.

Assim, em 1983, Michael foi pela primeira vez à clínica do Dr. Arnold Klein e foi diagnosticado como portador de uma doença incurável e não-contagiosa de pele, de causa genética e que pode ser desencadeada e/ou agravada por fatores emocionais e estresse. Essa doença se chama VITILIGO e atinge pelo menos 1% da população mundial, segundo pesquisas. Ela provoca a despigmentação da pele em áreas maiores ou menores, de acordo com o grau da doença, que varia de pessoa pra pessoa. Michael Jackson teve o chamado “vitiligo universal”, que afeta mais de 50% do corpo deixando poucas partes em sua cor original. Quem tem a doença deve evitar o sol porque a pele fica extremamente sensível e pode sofrer queimaduras e até câncer de pele. Eis o porquê de Michael usar chapéu e guarda-chuva até dentro de seu próprio quintal. O vitiligo aparece mais comumente nas seguintes idades: dos 10 aos 15 anos, e dos 20 aos 40. Michael Jackson tinha pouco mais de 20 anos quando as manchas começaram a aparecer.

Para saber mais sobre a doença VITILIGO, acesse:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?456

A reação de Michael a essa notícia foi a esperada: desespero, depressão, medo. “Ah, meu Deus! Essa não! Eu sou uma aberração!”, desabafou ele. Foi aí que ele foi aconselhado pelo seu médico a procurar a enfermeira e recepcionista, Debbie Rowe (que anos mais tarde viria a ser a mãe de seus dois filhos mais velhos) pra obter mais informações sobre o vitiligo.

Michael e Debbie ficaram amigos. Ele ligava pra ela às vezes de madrugada pra chorar as mágoas e ouvir conselhos de como lidar com a doença. Ou melhor: como viver – e conviver – com ela. Ou... melhor ainda, como suportá-la! Michael sentia como se estivesse vivendo em um pesadelo. Mas sempre que acordava, lá estavam as manchas, sempre aumentando, se multiplicando, se alastrando pelo seu corpo, derrubando cada vez mais sua auto-estima.

Michael continuou fazendo o que já fazia antes: disfarçava as manchas com maquiagem. Acabou tendo que revelar este seu segredo às pessoas mais próximas como, além da família, sua maquiadora Karen Faye.

Karen explicou, em uma entrevista de 2003, o que aconteceu naquela época. Segundo ela, Michael escondeu a doença dela por um tempo, depois não deu mais. Ela passou então, a ter a missão de encobrir as cada vez maiores partes descoloradas da pele dele. Chegou a um ponto que ele tinha que maquiar os braços quando ia aparecer em público usando camisas de mangas curtas.




As luvas e um pouco de maquiagem escura nas faces já não bastavam mais. Nos shows, Michael suava e a maquiagem costumava ir embora. Por isso ele foi obrigado a usar camadas cada vez mais grossas de base marrom. Mas nunca conseguia um resultado satisfatório na tentativa de uniformizar a cor da sua pele.

Vamos entender porque: parte da testa de Michael, assim como suas pálpebras e parte do queixo mantinham sua cor natural. Suas bochechas e quase todo o nariz estavam brancos. Ao cobrir apenas as partes afetadas pelo vitiligo ficava evidente que ele passara maquiagem em algumas partes do rosto e outras não.

Veja a foto abaixo:




Ao tentar maquiar o rosto todo, ficava artificial e desigual, já que a mesma maquiagem ganhava um tom sobre as partes escuras e outro sobre as partes claras. Observe a foto abaixo:



Foi aí que sua maquiadora assim como seu dermatologista disseram que estava na hora de fazer o contrário: parar de tentar escurecer as partes brancas que já eram predominantes, atingindo mais de 50% do corpo de Michael e passar a clarear as cada vez menores partes escuras.

Karen então sugeriu que Michael passasse por uma transição: ela usaria nele (no rosto e nas partes expostas de seu corpo) uma maquiagem em um tom intermediário que o faria ficar mais natural e com um tom de pele único. Michael passou então, a usar sempre uma grossa maquiagem cor de Nescau, que igualava sua pele. Nas pontas dos dedos (parte em que suamos mais) ele enrolava esparadrapos, principalmente durante os shows. Nessa fase que começou por volta de 1985 ou 86 e caracterizou toda a chamada “Era Bad” (por causa do disco “Bad” lançado em 87), Michael estava moreno, mais claro que sua cor original (o que deu origem aos boatos de que ele estaria usando cremes e até injeções pra ficar branco).

Aqui temos três fotos de uma mesma fase de Michael:

Primeiro o vemos em uma de suas últimas tentativas de manter o tom original de sua pele, cobrindo com maquiagem escura as partes despigmentadas pela doença. Essa foto acima é de 86.


Nesta foto (acima) do mesmo ano, o vemos em sua casa, num de seus “home-vídeos”durante um ensaio da coreografia pro filme da Disney “Captain EO”. Ele não está produzido (inclusive está com o cabelo desarrumado), está sem maquiagem nenhuma, portanto vemos seu rosto quase todo já tomado pela doença.

E pra ninguém falar que isso é trabalho de photoshop aqui está o vídeo em que aparece esse ensaio (essa parte aparece mais no final desse vídeo – que mostra apenas cenas do especial em que Michael fala de Janet ou aparece com ela):



OBS: Michael não deve ter visto nenhum problema em se mostrar ao público dessa maneira, uma vez que na época desse especial (2003) em que ele mostra seus “home-videos” ele já havia revelado sua doença ao mundo 10 anos antes.

Agora, em foto de 87, no vídeo-clipe de “Bad”, o início da transição: a maquiagem pesada que igualava sua pele em um único tom intermediário entre sua cor original e a cor (ou falta dela) causada pelo vitiligo:



Em 1990 Michael foi diagnosticado também com lupus, pelo Dr. Arnold Klein. Ele inclusive tinha a doença no couro cabeludo. Agora uma especulação minha: talvez isso explique os cabelos brancos de Michael, já que uma vez que o vitiligo (ainda mais acrescido de lupus) atinge o couro cabeludo, os cabelos também perdem a melanina, ficando brancos. Portanto, pelo jeito... não foi apenas por causa da idade que Michael tinha ficado com aquelas raízes brancas que aparecem naquela imagem flagrada pelos paparazzi (essa foto está aqui no blog nos seguintes posts: “Vídeo: A verdade por trás das mentiras” e “Boatos e mais boatos”...).

Foi nessa época que o dermatologista prescreveu pra Michael o uso do creme benoquin, pra clarear as poucas partes - que naquela época já pareciam pequenas pintas ou manchas - escuras que restavam no corpo dele.

Veja a foto abaixo:



Com o uso constante desse medicamento, Michael pôde mostrar mais as mãos e passou a maquiar apenas o rosto e as pequenas manchas escuras das partes do corpo que ficariam visíveis (já menos escuras após ter começado a usar frequentemente o benoquin).

Foi assim que ele surgiu em novembro de 1991, em “Black or White” e teve que aturar a mídia e pessoas de todo o mundo dizendo: “Mas ele está cada vez mais branco!”.
Há boatos de que Michael, ainda nos anos 80, teria usado um creme clareador de pele chamado “Porcelana”, que era vendido sem prescrição médica. Ele teria tentado atenuar o contraste das manchas em sua pele escura por conta própria, antes do médico lhe prescrever o benoquin. Mas isso é apenas especulação, ainda mais que pelo que andei me informando, esse creme tem um efeito irrelevante. Dizem as más línguas que LaToya também usava esse creme pra clarear a pele. Mas pelas fotos de LaToya quando criança e adolescente vemos claramente que ela SEMPRE foi a mais clara de todos os irmãos (seguida de Jackie). Ela SEMPRE teve exatamente a cor de pele que tem hoje. Portanto, se usou o tal creme, não fez efeito nenhum. (Veja fotos antigas de LaToya aqui neste blog no post “A Família Jackson – fotos, nomes e nascimento de cada um”).

Além disso, negros costumam parecer mais ou menos claros de acordo com vários fatores: maquiagem, iluminação, fotografia, etc... Assim como brancos também costumam parecer mais ou menos morenos de acordo com esses mesmos fatores.

Em fevereiro de 1993, cansado de toda essa boataria, Michael finalmente tomou uma das decisões mais difíceis de sua vida: revelar ao mundo que sofria de vitiligo, algo que ele desejava esconder até de si próprio. Depois de muitos anos dando apenas pequenas entrevistas e declarações onde praticamente não falava de sua vida pessoal, Michael resolveu aceitar aparecer no programa de Oprah Winfrey e conversar com ela sobre tudo, respondendo a tudo o que ela lhe perguntasse. Ele sabia que esse assunto surgiria e se preparou pra contar toda a verdade.

Abaixo, uma foto de Michael com Oprah em Neverland durante essa entrevista (da qual já postei vários outros trechos esclarecedores aqui neste blog):


Durante a entrevista, Michael realmente respondeu a todas as perguntas e esclareceu muita coisa. O momento da revelação veio com uma pergunta sobre um comercial da Pepsi.

Aqui está o comercial que levou à revelação do vitiligo de Michael Jackson:






A pergunta feita por Oprah foi a seguinte:

Recentemente houve uma história sobre você querendo um menino branco pra interpretar você num comercial da Pepsi...

Michael, que pelo jeito ainda não sabia de mais esse boato, respondeu indignado:

Isso é tão estúpido! Essa é a história mais ridícula e horrível que já ouvi. Isso é loucura! Porque, em primeiro lugar, é o MEU rosto quando criança no comercial. EU quando EU era pequeno. Por que eu iria querer uma criança branca pra me interpretar? Eu sou um negro-americano, eu sou ORGULHOSO da minha raça, eu sou orgulhoso de quem eu sou. Eu tenho muito orgulho e dignidade. Isso seria como você querendo uma pessoa oriental pra interpretar você quando criança. Isso faz sentido?

Essa reação de Michael, provavelmente deixou muita gente de queixo caído ao ver toda aquela teoria da mídia de que “Michael tinha vergonha de ser negro” indo por água abaixo.

Em seguida, Oprah fez a pergunta que parecia estar coçando em sua garganta pra sair desde o começo da entrevista:

Ok, então vamos à questão mais discutida sobre você que é a cor da sua pele… está obviamente muito diferente de quando você era mais jovem, então eu acho que isso tem causado muita especulação e controvérsia sobre o que você fez ou está fazendo, se você está clareando sua pele, e sua pele está ficando mais clara porque você não gosta de ser negro? Então houve uma pequena discussão entre Michael e Oprah sobre “maneiras de clarear a pele” (Michael disse que não acreditava ser possível um negro clarear a pele – o que me faz rejeitar “a teoria da ‘Porcelana’” – e Oprah dizia que com baldes e baldes de um certo creme clareador era possível atingir um tom mais claro de pele).

Michael explicou o que aconteceu com sua pele:

Eu tenho uma doença de pele que destrói a pigmentação da minha pele. Isso é algo que não posso resolver, certo? MAS QUANDO AS PESSOAS INVENTAM HISTÓRIAS DE QUE EU NÃO QUERO SER O QUE EU SOU, ISSO ME MACHUCA. É um problema pra mim que eu não posso controlar… mas o que dizer dos milhões de pessoas que se sentam sob o sol pra ficarem mais escuras, pra ser diferentes do que elas são? Ninguém fala nada sobre isso.
Oprah quis saber quando a doença começou e Michael explicou:

Oh, cara, eu não (não lembrava com exatidão)... um pouco depois de Thriller, ou mais ou menos entre Off the wall e Thriller, por aí… (Realmente, foi entre Of the wall e Thriller que ele começou a perceber o aparecimento de misteriosas manchas brancas em seu corpo). Isso vem da minha família, meu pai disse que é do lado dele. Eu não posso controlar, eu não entendo. Quero dizer que isso me deixa muito triste. Eu não quero entrar na questão do meu histórico medico porque isso é assunto privado, mas a situação é essa. Oprah disse que seria direta então, e perguntou:

Então você não está fazendo nada pra mudar a cor da sua pele? Michael visivelmente ofendido respondeu:

Oh, Deus, não! Nós tentamos controlar isso usando maquiagem pra disfarçar porque a doença causa manchas na minha pele. Eu tenho que igualar a cor da minha pele. Mas sabe o que é engraçado, por que isso é tão importante? Não é tão importante pra mim, eu sou um grande fã de arte. Eu amo Michaelangelo. Se eu tivesse tido a chance de falar com ele ou ler sobre ele eu gostaria de saber o que o inspirou a se tornar o que se tornou, a anatomia de sua habilidade e não sobre com quem ele saiu na última noite. Michael estava coberto de razão. Fazia alguma diferença que ele estivesse preto ou branco? Por acaso essa doença (assunto tão particular e delicado pra ele) tem alguma coisa a ver com seu talento, com sua música, com sua dança, com sua obra artística? NÃO. Mas as pessoas preferem muitas vezes discutir a cor da pele dele e o número de plásticas feitas, assim como sua sexualidade e outras fofocas do que conversar sobre seus discos, sobre quais são as músicas mais bonitas, sobre quais clipes preferem, sobre como ele fez esse ou aquele difícil passo de dança...

Por causa de toda essa importância dada à aparência de Michael e todo o crédito dado à boataria e mentirada da mídia sensacionalista, Michael teve que fazer isso: se abrir sobre um assunto tão complicado, um assunto que tentara por mais de uma década, esconder do público. As coisas teriam sido mais fáceis pra ele e sua vida bem mais calma se as pessoas tivessem dado menos importância à cor de sua pele!

Mas... mesmo tendo que passar por isso, ter que revelar um fato tão desagradável de sua vida pessoal, Michael não se livrou de aborrecimentos quanto a este assunto, porque teve gente que continuou acreditando no que a mídia dissera antes: que ele queria ser branco e clareara a pele de propósito. Mesmo ele tendo desmentido isso!

Muitas pessoas que não sabiam da existência do vitiligo andaram debochando de Michael e dizendo: “Legal! Que doença mais conveniente seria essa que é capaz de deixar um negro branquinho?”

Quando ele fez essa revelação, foi mostrado no Jornal Nacional e eu acreditei 100% nele porque percebi que as peças do quebra-cabeça finalmente se encaixavam. Michael estava mais claro por fora, mas mais negro por dentro. Mantinha sua origem musical, suas raízes culturais, valorizava cada vez mais o talento de artistas negros, contribuía com entidades voltadas pra negros, vivia indo à África, que chamava de “home” (lar). Eu sabia que ele não tinha vergonha e nem negava sua raça. Então com essa revelação tudo se encaixou. A verdade estava ali, clara como água, na frente dos nossos narizes!

Mas... pior cego é aquele que não quer ver. Era mais conveniente pros tablóides inescrupulosos fazer as pessoas continuarem acreditando na mentira e ignorando o que o próprio Michael havia feito “das tripas coração” pra revelar.

A palavra de Michael devia bastar. Pra mim (e pra muita gente, graças ao bom Deus), bastou. Mas... pra outras tantas pessoas não bastou e por isso, fazem questão de ter outras evidências.

Felizmente as fotos que mostravam o vitiligo de Michael, publicadas em revistas dos anos 80 e 90 foram escaniadas por pessoas que querem mostrar a verdade e colocadas na internet, inclusive no youtube. Mas infelizmente muitas pessoas só estão se interessando em procurar por essas fotos agora, que nosso Rei do Pop partiu da Terra! Lembro que comprei uma revista em 1993, uma Manchete (cuja capa postei neste blog) e fiquei um tempão olhando praquela foto enorme de capa, com lágrimas nos olhos. Michael, com o rosto muito suado (provavelmente não tivera tempo ou paciência de ficar retocando a maquiagem nos intervalos entre as músicas) estava já com poquíssima maquiagem cobrindo suas manchas; assim pude percebê-las com bastante clareza.

Me coloquei no lugar dele e pude sentir o drama. Será que as pessoas que o julgam já fizeram isso alguma vez? Se colocar no lugar dele? Imagino que não... Elas não fariam isso. Se fizessem não seriam tão duras e implacáveis!

Bom... já mostrei as fotos que não deixam dúvidas a respeito do vitiligo de Michael.

Mas agora faço questão de mostrar o que disseram a esse respeito pessoas que conheceram o Michael, que lidaram com ele:

Janet Jackson, irmã caçula de Michael disse, nos anos 90: “Michael tem uma doença de pele, mas não é o único da família que a tem. Isso não quer dizer que seus irmãos e irmãs têm que ter essa doença. Mas temos parentes mais distantes que a têm.” Jermaine Jackson, irmão de Michael disse: “Michael tem uma forma de lupus que interfere na pigmentação da pele”. Joe Jackson, pai de Michael entregou à imprensa umas fotos pessoais do Michael pra provar que ele sofria de vitiligo. Nessas fotos, Michael ergueu a calça pra mostrar uma ferida em sua perna. Aqui está uma dessas fotos (com um “close” na perna de Michael):





Dr. Arnold Klein, o dermatologista de Michael, declarou que Michael sofria de vitiligo, que o diagnóstico foi feito em 1983 e que lhe prescreveu o benoquin em 1990 porque chegou a um ponto que já não dava mais pra cobrir a pele com maquiagem e seria ridículo Michael insistir naquilo. Estava na hora de tentar igualar a pele ao máximo possível, clareando as poucas partes escuras do corpo. OBS: Ainda assim, Michael jamais conseguiu uniformizar totalmente a cor de sua pele, sempre teve manchas marrons pelo corpo (embora elas já estivessem em um tom mais claro de marrom do que o original – isso por causa do uso do benoquin). Karen Faye, maquiadora de Michael que o acompanhava direto, declarou: “Michael está quase totalmente destituído de sua cor original agora. Seu rosto ficou seriamente desigual em cores. Ele tem uma doença de pele. Ele tentou escondê-la até de mim. Michael sempre tentava cobrir essas manchas com maquiagem e igualar o tom de sua pele, até que ficou extenso demais. Estava por todo seu corpo. No começo eu tentava cobrir as partes claras pra combinar com as partes escuras de sua pele. Mas alastrou tanto que tivemos que fazer o contrário: cobrir as partes escuras com maquiagem clara porque todo seu corpo tinha sido afetado. Antes ele tinha que maquiar todo seu corpo (com maquiagem escura), cada polegada de seu corpo. Quantas vezes você costuma ver Michael revelar seus braços e pernas? Raramente. Se compararmos as roupas dele da “Victory Tour” (1984) com as da “Triumph Tour” (1981) então veremos a diferença no que ele usava. O rosto de Michael estava totalmente desigual em cores. Quando se branqueia a pele, se aplica o agente descolorante por todo o rosto e ele não provoca manchas. Michael não tinha nenhuma necessidade de clarear sua pele por razões estéticas. O argumento que as pessoas me apresentam é de que Michael queria atingir um público maior, então dizer que ele branqueou sua pele é totalmente falso. Depois do sucesso de “Thriller”, que se tornou o álbum mais vendido no mundo em 1984, ele já era um fenômeno global. Não havia razão nenhuma pra ele querer atingir a um público maior, porque ele já tinha um público maior do que qualquer outro superstar jamais teve. Michael já tinha de 30% a 50% de seu corpo com vitiligo, e ele estava sempre sob o olhar público, constantemente sendo fotografado. Então seria tão embaraçoso ele aparecer nos shows, nos eventos, nas suas performances com a pele manchada quanto usar um sapato de cada cor. Então ele teve que fazer a despigmentação, porque a repigmentação é uma descoberta pros pacientes recentes dessa doença. Então, no começo dos anos 90 ainda não havia essa alternativa. Assim, notamos que Michael foi ficando mais e mais claro até aparecer literalmente branco por volta de 1996.” A repórter Glória Maria, que conversou com Michael por cerca de 15 minutos no Brasil em 1996 disse, em entrevista dada à revista “Contigo!” dois dias após o falecimento de Michael : “Subi a pé o Dona Marta. Cheguei morta e suja! A primeira coisa que observei é que ele era realmente muito branco, mas era um branco de doença. A pele era quase transparente. Eu me senti culpada por ter pensado que ele queria ficar branco de propósito. Comprovei que ele era humilde e muito triste. Não era amiga dele mas me identifiquei com sua história de sofrimento e de dor, que é uma história comum aos negros.” Ela ainda disse que Michael não era fresco e nem tinha medo de germes. “Ele não me deu entrevista, me entrevistou. Isso foi o mais impressionante. Ele me deu um beijo. Foi incrível. Eu estava toda suada, se ele realmente tivesse frescura com germes e bactérias, jamais faria isso. Em tão pouco contato, Michael demonstrou o quanto era doce.”
Glória já havia falado sobre isso antes no Fantástico em uma entrevista que ela deu pouco tempo depois de ter estado com Michael. Aqui está o vídeo:




Em 1993, Michael vivia maquiado constantemente. Porém, durante as acusações de pedofilia ele estava arrasado e andou descuidando-se da aparência. Um de seus assessores de imprensa contou como a aparência Michael estava quando o recebeu em um apartamento que mantinha em Los Angeles: “Ele estava com péssima aparência, como se não dormisse há dias. Estava sem maquiagem, de modo que seu rosto parecia esfacelado, manchado. Estava magro e debilitado, apresentou-se de pijama.”
O garoto brasileiro que foi atropelado por uma van da comitiva de Michael em 1993, Márcio Alberto de Paula (hoje adulto), certa vez disse que não achou aquele branco da pele de Michael normal.

J. Randy Taraborrelli em sua biografia “A Magia e a Loucura” faz várias especulações sobre a aparência de Michael, mas apenas uma afirmação vinda de fontes seguras (como seu dermatologista): Michael realmente sofria de vitiligo. Isso é fato.

Já vi várias pessoas dizendo uma coisa muito sensata: se Michael quisesse mesmo mudar de raça, se ele estivesse mesmo querendo ser branco, seria muito mais fácil clarear os cabelos como tantos negros e negras fazem e colocar uma lente de contato azul ou verde nos olhos do que clarear a pele. No entanto ele jamais mudou a cor de seus cabelos ou olhos. Aliás, mudou um pouco a cor dos cabelos, sim: eles eram castanho-escuros e ele os tingiu... de preto. Se não queria nem ao mesmo clarear os cabelos ou olhos por que iria passar por um processo tão complicado (e que hoje sabemos ser IMPOSSÍVEL) de tentar clarear a própria pele?

Aí as pessoas falam das plásticas. Vou apenas resumir esse assunto porque já expliquei aqui o porquê das plásticas dele: Michael não gostava de seu nariz porque seus irmãos o chamavam de “narigudo” (era ele quem tinha o maior nariz entre os irmãos) e não queria se parecer com o pai. Michael queria ter um nariz mais afilado como o de Diana Ross por exemplo, embora não quisesse realmente se parecer com ela como os tablóides sugeriam na época. Assim, Michael mudou o nariz várias vezes (cirurgiões plásticos especulam que há alguns anos ele teve que tirar substância das bochechas pra reconstruir a cartilagem do nariz – de fato ele estava com o rosto mais fundo nas laterais). Michael também realizou seu desejo de ter um furinho no queixo. Mas por outro lado sempre gostou de seus lábios carnudos e se é que mexeu neles, foi pouquíssimo. Michael sempre teve aquele belo “bocão”.


Aqui está a prova de que Michael não mudou tanto quando se alardeia:


Apenas o nariz mudou bastante. O rosto ficou mais fino devido ao emagrecimento, o queixo ganhou um furinho e... só. Os olhos estão iguais (apenas ele pinsou a sombrancelha) e os lábios NÃO parecem mais finos. Não sei onde inventam tanta diferença! Que ele fez plásticas ninguém nega (nem ele). Mas não foram tantas assim. E de que importa quantas foram? E... como ele bem disse: “A cirurgia plástica não foi inventada pra Michael Jackson”.
Tantas outras celebridades fizeram mudanças drásticas e realmente propositais em suas aparências e no entanto a mídia nunca “encarnou” nessas pessoas tanto quanto em Michael! Marylin Monroe tacou água oxigenada nos cabelos, os cortou à altura do queixo, mudou seu nome (que era Norma Jean Baker) e fez plástica no nariz. Elviz Presley fez o contrário: pintou os cabelos de preto e dizem que também fez cirurgias plásticas sei lá onde. Madonna era gordinha e tinha cabelos escuros, ficou loura, magrela e musculosa. Paula Toller, do Kid Abelha, fez várias plásticas, alisou e deixou crescer os cabelos, os descoloriu (ficando louros-quase-brancos) e colocou nos seus olhos escuros olhos lentes de contato azuis. Xuxa fez uma plástica no nariz e colocou silicone nos seios. O ator Jackson Antunes tinha nariz de batata e o operou, o fazendo ficar mais afilado. O cantor Juca Chaves também operou o nariz e tantos outros famosos também passaram por mudanças radicais. Mas... não se fala deles.

Por que Michael é o principal alvo? Ele na frente, seguido de suas duas irmãs LaToya e Janet (que também fizeram plásticas pra afinar o nariz – elas também costumam clarear os cabelos assim como sua mãe, Katherine já fez). A repórter brasileira Glória Maria também fez plástica no nariz como tantos outros negros e negras. Geralmente são sempre criticados, porque na nossa sociedadezinha hipócrita e racista os negros não podem mudar de visual porque fazendo isso estão “renegando sua raça”, sua “negritude”. Então por que não dizem que Elvis ao pintar o cabelo de preto estava renegando sua “louritude” e querendo virar moreno ou negro? Por que não acham feio quando um branco se bronzeia, faz permanente nos cabelos ou muda totalmente o formato de seu nariz? Quantas pessoas brancas, principalmente mulheres já fizeram implantes de silicone nos lábios pra aumentá-los, torná-los mais carnudos? Muitas, mas muitaaaasss mesmo! Mas ninguém as acusa de estarem renegando as características da raça branca!

O negro é vítima de mais esse preconceito: não ter o direito de mudar algo em si. E por ser o Rei do Pop e sofrer de vitiligo Michael Jackson se tornou o maior exemplo desse lamentável fato.

Outra coisa: Michael alisava o cabelo, sim. Mas não era com a intenção de esconder suas origens. É bom lembrar que nem sempre ele os alisava. Sempre que saía em turnê ele deixava seus cachos naturais à mostra. Talvez fosse puro charme, ou também por praticidade já que devia ser trabalhoso manter os cabelos lisos durante as turnês. Mas fosse por esse ou aquele motivo, fato é que nos shows e em alguns clipes podíamos ver os cabelos crespos de Michael nos lembrando de sua raízes africanas. Prova de que ele não as queria esconder.

James Brown alisava os cabelos, sempre. Usando é claro, os recursos falhos de sua época. Mas alisava. E não foi muito criticado. Provavelmente porque não teve a infelicidade de ter vitiligo. Tem gente que acha que seria muito mais fácil Michael ter contato que tinha vitligo logo que descobriu a doença. Mas será que é fácil pra um artista famoso (ainda mais mundialmente como Michael) falar de um assunto que o deixa constrangido ou complexado? Por acaso vemos Roberto Carlos falar na boa por aí que tem uma perna mecânica? Claro que não!

Portanto, deixemos Michael Jackson em paz. Todos que não lhe deram nem ao menos o benefício da dúvida quando ele declarou-se com vitiligo preferindo ignorar o que ele disse ou mesmo desacreditá-lo só pra continuar tendo o prazer mórbido de acusá-lo de auto-racismo têm agora provas contundentes de que estavam redondamente errados. Bom... têm as provas, mas terão a humildade de reconhecê-las? Saberão agora agir com imparcialidade ou continuarão difundindo mentiras e julgando injustamente seu próximo?

Michael Jackson é nosso próximo. É filho de Deus como todos nós. Pertence à sua família, aos seus amigos, à sua imensa legião de fãs e à todos que o amaram. Também pertence à nação estado-unidense, ao continente americano, à comunidade negra, ao meio artístico, ao mundo da música, da dança e da dramaturgia. Pertence à cultura mundial, à raça humana, ao planeta Terra, ao Universo. É nosso semelhante e é o próximo de cada um de nós, daqueles que gostam dele e também dos que não gostam. Daqueles que o admiram e também dos que o invejam. Daqueles que o aceitam e também dos que o discriminam. Daqueles que o aplaudem e se emocionam com ele, com sua arte criativa e versátil, com seu talento genial, com sua humildade rara, com suas atitudes nobres, com seu brilho natural, com seu carisma incomum... E daqueles que o julgam por atitudes que ele teve e outras que ele não teve mas que acham preferível continuar fingindo crer que teve, porque isso torna a fofoca mais interessante.

Ele não está mais aqui, mas continua sempre muito próximo... de mim. Por isso estou aqui pra (assim como outras pessoas que – sendo ou não fãs de Michael – têm senso de justiça e mantém os olhos bem abertos), mostrar e comprovar A VERDADE, que nesse caso é essa:


MICHAEL JACKSON TEVE VITILIGO.

ELE NUNCA TEVE PRECONCEITO CONTRA SUA PRÓPRIA RAÇA.

ELE NÃO ERA INFELIZ POR SER NEGRO.

ELE NÃO CLAREOU SUA PELE DE PROPÓSITO NEM FEZ PLÁTICAS POR QUERER SE LIVRAR DE SUA RAÇA.

ELE SE ORGULHAVA E MUITO DE SEU SANGUE AFRICANO (e é justamente sobre isso que vou falar – e mostrar – no terceiro e último capítulo deste texto MICHAEL JACKSON, UM NEGRO CONSCIENTE, capítulo intitulado “Michael e a África”).

Aqui estão mais alguns vídeos que não me deixam mentir:
Assista com atenção a esses vídeos. Aqui estão diversas fotos de Michael com vitiligo, informações sobre a doença, entrevistas e depoimentos (inclusive com a maquiadora de Michael Karen Faye em 2003), trechos de entrevistas e declarações do próprio Michael (incluindo uma parte da entrevista com Oprah Winfrey de 1993), explicações de especialistas no assunto e outros casos de vitiligo.









CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS.

17 comentários:

  1. Mais uma vez, parabéns Elisa... Muito esclarecedores o texto e os comentários...
    Poiseh.. qd vc falou do Roberto Carlos e seu incômodo em falar da tal perna mecânica... O incômodo é tanto que há algum tempo atrás ele boicotou a publicação daquela biografia não-autorizada dele, dentre outros motivos, por causa disso... Rolou processo e incineração dos exemplares já impressos, o que a meu ver retrata uma tremenda censura, o que não deveria haver mais nesse país. Mas como aqui "manda quem tem dinheiro"... a coisa rola solta...
    Mas enfim, ninguém fica falando mal dele ou especulando o que quer que seja... Ninguém sai por aí publicando que ele tem preconceito contra deficientes físicos... Se fosse o MJ isso já estaria na capa dos tablóides.
    Usando ele como exemplo mais uma vez... Há anos o Roberto CArlos não vende discos como antes (nem perto!!!) e ninguénm fala que ele está decaído... Eh complicado... O MJ era esculhachado... O RC continua "rei"... Pra mim o MJ é o Rei do Pop e ponto.
    Nada contra roberto carlos.. é só um comentário.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Esse ensaio do Captain EO eu não tinha visto. Fiquei sentida. Bem, deixo esse link para você dar uma olhadinha caso ainda não seja do seu conhecimento.

    http://www.brettratner.com/shooterseries/bonus.html

    Não sou fluente em inglês porém, deu para pescar muitas coisas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Marília, tb não tenho nada contra o Roberto Carlos, até gosto de algumas músicas dele, mais antigas. Não acho q ele seja má pessoa. Mas não sou fã dele, não é mto meu estilo.

    Mas é isso q vc disse: ele proibiu q a história dele fosse contada pq? Complexo! Toda pessoa com algum problema fica meio com complexo de inferioridade e algo assim. Mas ng falou nada do Roberto.

    Já o Michael, sempre foi valorizado como Rei do Pop. A corôa dele sempre foi respeitada até q... depois das acusações injustas de pedofilia (principalmente a última) andaram fazendo piadinhas do tipo: "Será q depois disso Michael irá perder a corôa de Rei do Pop"? e coisas do tipo.

    Acho q os tablóides o esculachavam e esculacham até hoje por dois motivos:
    Um é q ele não dava entrevistas nos anos 80 e então, como ele era o artista mais famoso da época, começaram a inventar coisas e mais coisas. Como ele não desmentia, a coisa foi crescendo e "virando verdade". Qdo ele resolveu desmentir tudo, as mentiras já estavam encutidas nas cabeças de mta gente q prefere ter uma opinião formada do q se abrir e rever suas posições (como fez Glória Maria q teve a humildade de reconhcer q estava errada - mas pra isso teve q estar com Michael de perto, privilégio de poucos habitantes da Tera).

    O outro motivo, sem medo de parecer piegas, demagoga ou seja lá o q for: é pq ele era negro. Ninguém assume, mas qdo o Michael comentou uma vez soubre o "racismo da América branca" ele estava certo.Os negros são minoria nos países de primeiro mundo. Deve ser um chute no orgulho de mtos branquinhos puritanos, principalmente no meio artístico perceber q um cantor negro chegou o topo do mundo. Ao ponto máximo que alguém poderia chegar. Bateu todos os récords e virou REI da música Pop, estando em evidência por 4 décadas consecutivas. Um negro conseguiu isso, é mto "desaforo", né?

    Agora os EUA parecem acordar e colocaram um mulato no poder, Barack Obama. Isso é um ótimo sinal. Mas nos anos 80, qdo Michael explodiu com "Thriller" isso estava mtooo longe de acontecer. Por isso fizeram o q fizeram com o Michael.

    Pq não falam com a mesma crueldade de artistas como Madonna, George Michael, Liam Gallagher, Britney e outros q vivem fazendo um monte de merda por aí? Pq eles são brancos! E não têm metade do talento do Michael.

    E cadê o sucesso desses artistas? Madonna está conseguindo fama agora às custas de sua "homenagem" a Michael! Arranjou até um "clone" dele pra levar nos shows! Eu acho um insulto essa mulher desprovida de talento ser chamada de rainha como se chegasse aos pés do talento IMENSO, VERSÁTIL E GENUÍNO de Michael!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vivi! Pois é, essas imagens do ensaio são mesmo chocantes! Impressionante o Michael mostrá-las na boa... Talvez ele tenha feito isso pra calar de vez a boca das pessoas q ainda duvidavam q ele tinha essa famigerada doença.

    Vou dar uma olhada lá no link q vc me passou, obrigada!!!

    Bjoksss!!!

    ResponderExcluir
  5. Poiseh Elisa, compartilho da sua impressão acerca do Roberto Carlos. Não sou muito fã dele, minha mãe que gostava muito... Ninguém fala dele... Ele boicota tudo e sai ileso... O MJ fica na dele e todo mundo cai matando...

    Hoje pode parecer besteira, mas na época que MJ estourou... Quem imaginaria que um negro fosse capaz de tanto?! De chegar ao nível de popularidade dele? Até hoje... é inimaginável, incalculável, o sucesso dele. Não falo a palavra fama me referindo a ele pq acho que ela indica algo efêmero... MJ é sinônimo de sucesso, mais puro, genuíno e grandioso possível...

    O preconceito com negros é tão grande - embora muitos neguem (esses sim são demagogos) - que quando se falava na candidatura do Barack Obama, sempre falavam na sua origem africana, no fato de ele ser negro... Se, de fato, inexistisse tal preconceito, tais qualidades (ou referências) seriam indiferentes ao ponto de nem serem comentados... Foi uma vitória do Obama ter chegado à presidência de um país como os EUA, assim como toda a trajetória do MJ, que abriu portas para tantos outros artistas "afro-americanos" (acho terrível essa expressão, sinceramente).

    Acredito sim nos motivos que vc elencou para essa verdadeira perseguição. É horrível dizer isso, mas a inveja mata... é o pior sentimento que pode haver no coração de uma pessoa. e quando essas pessoas são muitas e com poder de formar opinião (de pessoas sem o menor senso crítico - que, infelizmente, é maioria), a coisa fica feia de vez.

    Acho o fim essa coisa da Madonna, sinceramente, não acho que ela cante lá essas coisas (tem umas músicas antigas que eu até gosto), dança muito mal, dentre outros probleminhas que vejo nela que a impedem totalmente de ser sequer citada em algo que se relacione ao MJ... Não tem a menor comparação. Ela sai por aih com o (menino) Jesus e todo mundo acha lindo. Ela joga fora presente que a primeira-dama, de num sei onde, deu a ela e todo mundo aplaude... Ela "deu" (desculpe a baixaria) pra Deus e o mundo pra fazer sucesso (ela mesmo admite de certa forma) e ninguém fala nada dela... é cheia de frescura e excentricidades e... nada. Só pode ser perseguição ao MJ... só pode ser porque ele é negro e desbancou todo mundo... e continuará desbancando porque ninguém, ninguém mesmo, chegará a ser 1% do que foi/é MJ para o mundo do entreternimento, da música, da arte e, o melhor, da caridade, humanidade, caráter e sentimento de amor ao próximo e às crianças, que têm sido maltratadas e deixadas de lado pela maioria dos adultos. Para perceber isso é só ver os casos como o da menina Nardoni, a exploração sexual infantil que existe em todo canto, principalmente no nordeste do país, região que é vítima de muito preconceito por parte de alguns imbecis do sul/sudeste que consideram os nordestinos como "raça sub-humana" e vão pra lá para explorar nossas meninas... Isso ninguém fala, mas, para todos os efeitos, "pedófilo é o MJ"... É fogo, viu?!

    Desculpa o desabafo... É que quando vejo essas coisas, chego a me irritar... Quando uma pessoa quer o bem de outra só se lasca... É como um ditado que ouvia de minha avó: "quem tem burro não compra cavalo"... quem é bom e quer o melhor para o próximo é usado, explorado e humilhado... O MJ não merecia isso... Vendo por esse lado, foi melhor que ele tenha retornado ao lar iluminado de onde veio... melhor do q retornar aos palcos e à podridão que acompanha essa nossa humanidade imunda.

    Bjo Elisa...

    ps.: que bom que deu certo o vídeo do MJ e da Janet, da entrega do prêmio... muito lindo!

    ResponderExcluir
  6. Elisa,adorei muito este seu texto tambem!
    É o melhor e mais completo e mais esclarecedor material que já tive a oportunidade de ver sobre o vitiligo do Michael.Meus parabens!
    Voce soube reunir um excelente material de maneira a não deixar duvidas ao mais ferrenho acusador do Michael!
    Todos os que são céticos em relação ao vitiligo dele devem ver isto!
    No outro capitulo voce disse que quem quisesse reproduzir este texto teria sua aprovação.
    Voce disse que ainda falta uma parte para completar o texto todo.entendo porque voce está fazendo aos poucos,porque um texto para ficar claro e tão bom quanto voce escreveu,leva tempo e dedicação.vou esperar voce postar a ultima parte e se voce me permitir quero reproduzi-lo inteiro no meu blog.
    estou fazendo um blog dos anos 80,acredito que seja um lugar apropriado para falar de Michael jackson,não é?
    beijo e continue firme!

    ResponderExcluir
  7. CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP,CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Nem tenho o que dizer, menina!!!!!!!!
    Não tem como você colocar isso no youtube?
    Se tivesse seria bom, é um canal de fácil acesso e internacional. As pessoas precisam ler esse documento! É um documento definitivo sobre a doença de Michael Jackson com provas cabais. PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Nem a minha mãe gostava tanto do Roberto! hauhauha

    Ela gostava um pouco mas curtia mais música internacional do q nacional: Beatles, Bee Gees, Abba, Roxette... Do Michael até q ela gostava um pouco, mas criticava-o bastante (achava ele mto doido e não era mto fã de break - embora reconhecesse o talento dele). Em compensação sempre tive mtos parentes e amigos fãs de carteirinha do nosso amado Rei do Pop.

    É... Marília, acredito que temos a mesma visão sobre o maldito racismo. Tb não gosto da expressão "afro-americano", ou "afro-brasileiro", "afro-descendente". Sei lá, acho uma maneira de se disfarçar a palavra NEGRO ou BLACK (em inglês essa é a palavra mais usada, mais popular, ao contrário do Brasil onde se prefere usar "negro" do que "preto"). E assim, é uma forma de racismo.

    Quando fiz a tradução da entrevista do Michael pra Oprah Winfrey eu preferi traduzir a parte em que ele diz: "I'm a black american" pra "Eu sou um negro-americano" em vez de "afro-americano". Sinceramente, acho tão bonita a palavra NEGRO! É o nome da raça, afinal.

    Essa história de chamar uma pessoa realmente NEGRA de pele escura de "escurinho" ou "moreninho", "crioulinho" pra mim é o fim da picada. Até a palavra "mulato" pra mim tem um sentido específico: é pra designar o mestiço de negro com branco, afinal, ainda não inventaram outra palavra. Mas mtas vezes vemos uma pessoa totalmente negra se dizendo ou sendo chamada de mulata.

    As palavras às vezes são um problema sério! rsrs

    Eu preciso dizer uma coisa mto chata: tive casos de racismo na minha própria família, e o mais recente foi da minha tia (na verdade ela é a esposa do meu tio, pq ele mesmo não é nada racista): a filha dela (minha prima) estava pra se casar. Ela é branca, loura e se apaixonou por um negro, de pele beeemmm escura. Minha tia quase teve um troço! A frase dela, conversando com a minha mãe na mesa da minha casa eu, que era adolescente na época nunca vou esquecer: "Ele é educado, responsável, trabalhador, de boa ($) família... mas é PRETO, PRETO, PRETO!" Minha mãe andou dando uns "puxões de orelha" merecidos nessa minha "tia".

    Minha prima se casou, teve um casal de filhos e hoje minha "tia" é uma avó coruja pros seus dois netinhos mulatos. São duas belas crianças: a menina, já adolescente, tem a pele morena e o menino é bem clarinho. Mas isso não importa: ambos são mestiços, mostrando que o amor rompe qualquer barreira, seja racial, social, cultural, religiosa, etc...

    ResponderExcluir
  9. Qto à "má-dona", acho q a necessidade de fazerem uma "rainha" sempre que surge um REI (ou o contrário em alguns casos) fez com que a mídia a chamasse assim, colocando-a equivocadamente à altura do Michael! Mas ela já teve essa corôa contestada e dividida com outras. Tenho uma boa memória e embora a Madonna tenha sido a "rainha" nos anos 80 (foi qdo ela lançou o disco feminino q mais vendeu - até q nos anos 90 foi superada pela Alainis) e foi sucesso de público em suas turnês e tal. Mas, mesmo assim, ela só começou a ser chamada de rainha nos anos 90, pq lembro bem q nos 80 a corôa passou por várias cabeças, principalmente pela de Tina Turner q era oficialmente chamada de "Rainha do Pop" na época q veio ao Brasil, em 87. Ela era o contra-ponto feminino ao Michael Jackson naquela segunda metade dos anos 80. Lembro q todo mundo dizia "Madonna já era". Mas aí ela apareceu em um clipe com roupas ousadas entrando numa igreja e beijando um santo. Foi apelando cada vez mais e conseguiu o q queria. Ela era loura (oxigenada, mas como era branca podia pintar os cabelos), "bela" (pelo menos aceitável pros padrões), de olhos claros, ainda bem jovem. Já a Tina... era "feia", desengonçada, corôa e... NEGRA.

    Pouco importava pra mídia se Madonna sabia cantar ou fazer algo que prestasse. Ela sabia fazer escândalos, chocar o público, rendia boas manchetes e era sexy. Aliás, fez o sexo sua arma principal pro sucesso. Ela virou "rainha" pelas mãos da mídia e não do público como foi com o Michael após um simples comentário feito por Elizabeth Taylor em 1989 (bem antes disso, lembro que já o chamavam de Rei do Pop - e era o rei e Tina a rainha).

    Hoje, Madonna é rainha só pra mídia e seu público que cada vez mais evelhece com ela. Pro público jovem a rainha é a Britney (outra sem talento!).

    Tb lembro q nos anos 90, andaram publicando matérias de Michael com Janet com fotos deles em que diziam coisas do tipo "O Rei e a Rainha do Pop atual são irmãos" ou "A Família Jackson agora tem além do Rei, a Rainha Pop". e etc...

    Eu comento isso em alguns outros textos (os primeiros aqui do blog.

    Michael único e absoluto:
    http://michaeljacksonsemprevivo.blogspot.com/2009/07/michael-unico-e-absoluto.html

    E...

    Um rei sem rainha:
    http://michaeljacksonsemprevivo.blogspot.com/2009/07/um-rei-sem-rainha.html

    Nesses textos, principalmente no primeiro, falo tudo q penso sobre Madonna e os outros astros pop dos anos 80.

    Concordo com o seu desabafo todinho, também me revolto com isso! Hoje por exemplo comentei q minha aniversariava junto com Michael e meu primo q estava aqui em casa visitando minha tia q está doente, disse: "Ih, Michael Jackson não, nem me fale nesse cara! Deus me livre!". Então o cortei na hora: "NÃO ME VENHA FALAR MAL DELE. NÃO ADMITO Q FALEM MAL DELE NA MINHA CASA!". E ele mudou de assunto. Não era momento pra brigar, mas se ele insistisse ia ter briga na frente da minha tia mesmo!

    Fique a vontade pra usar o NOSSO blog pra desabafar sempre que quiser! Adoro seus desabafos e comentários, pq refletem a opinião de mta gente, inclusive a minha e representam o q mtos gostariam de dizer.

    Obrigada mais uma vez.
    Bjokssss!!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Raquel!!! E claro q vc pode (e deve) colocar o texto no seu blog. Fico mto grata, em nome da verdade a respeito do nosso REI. Temos mesmo q nos unir pra propagar a verdade.

    Bjoksss!!!

    Oi, Angel! Não sei ainda como colocar no youtube, mas estou fazendo um slide, hoje passei boa parte do dia fazendo isso. Será um slide pra mandar por e-mails, e o conteudo é o material desse texto adaptado pra slide, com fotos e links. Vou ver se consigo postá-lo no youtube, pq o texto é mto grande pra usar o moviemaker da maneira q eu sei (q usei no vídeo "A verdade por trás das mentiras"). Obrigada pela sugestão e pelos parabéns e aplausos! rsrs
    Seja mto bem-vinda, sempre!!!

    ResponderExcluir
  11. Elisa,assisti o video do capitao eo, é impressão minha ou as áreas afetadas da pele de michael não eram acromicas?(sem pigmento nenhum)
    Na maioria dos casos de vitiligo as manchas sao acromicas !! as de michael sao um pouco mais claras que sua pele normal


    se puder me responder eu agradeço!! obrigado

    ResponderExcluir
  12. Muito fóda o Texto parabéns a Criadora! muito bom li tudinho... bom não sei oque comentar..
    lamentavel quem achava que Michael Jackson quis ficar branco por clareamente e não por doença!

    ResponderExcluir
  13. Que saudades do Jacko. Bem, amei o site. Obrigada por publicar arquivos interessantíssimos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. EU QUERO QUE MEU COMENTÁRIO SEJA ACEITO MESMO QUE SEJA ANONIMO!
    MEU NOME É LARISSA,TENHO 15 ANOS E AMO O REI DO POP!DESDE QUANDO SOUBE QUE ELE TINHA O VITILIGO E POR ISSO SUA PELE ESTAVA FICANDO CADA VEZ MAIS CLARA NUNCA DUVIDEI DISSO!ATÉ PORQUE PARA MIM TUDO O QUE MICHAEL JACKSON DIZ SOBRE SI MESMO É A MAIS PURA DAS VERDADES!
    ACHEI MUITO BOAS ESSAS IMAGENS,ELAS SÃO EXCELENTES PARA OS IMBECIS QUE INSISTEM EM PENSAR QUE ELE QUIS FICAR BRANCO PORQUE NÃO ACEITAVA SER NEGRO.
    ODEIO QUANDO FALAM MAL DELE!
    BOM MAS AGORA O QUE RESTAM SÃO AS BOAS LEMBRANÇAS DELE,SUAS CANÇÕES,SEUS CLIPS E SEU LEGADO QUE SERÁ PASSADO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO1
    ESPERO QUE AO MENOS AGORA ELE ESTEJA EM PAZ VIVENDO NO CÉU AO LADO DE DEUS PAI ETERNO E COM OS ANJOS AO SEU REDOR!
    MIKE THE LOVE LIVES FOREVER!

    ResponderExcluir
  15. AMEI ESTE CAPÍTULO,MAS ELISA,GOSTARIA DE AVISÁ-LA QUE O ÚLTIMO VIDEO DESTE CAPÍTULO,FOI RETIRADO DO YOUTUBE :)!

    ResponderExcluir
  16. Me chamo Abner e Tenho 16 anos, Sou Negro e não gosto de pessoas brancas, Pelo menos as racistas !
    Por isso quando Michael apareceu com a Pele clara, acho que foi Já na época do We are the world, Eu Não consegui aceitar que isso acontecia com ele e cheguei a acreditar que ele não queria ser Negro, Mas quando vi sua entrevista com a oprah, Percebi que ele falava a verdade e Quase Soei pelos olhos quando ele disse que tem orgulho de ser Afro-americano.

    ResponderExcluir
  17. Lasting restorative fading of the typical skin is typically the main alternative for individuals enduring with Universal Vitiligo.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou feitos em tom de deboche desrespeitando Michael Jackson, seus familiares, seus fãs e leitores deste blog em geral, SERÃO APAGADOS. Comentários anônimos só serão aceitos se forem respeitosos e relevantes. Obrigada!