terça-feira, 29 de setembro de 2009

Um Negro Consciente - Capítulo Final: Michael e a África


Foto: Michael sendo coroado Rei de uma tribo africana em 1992.

A história da ligação de Michael Jackson com o continente africano é maior e mais intensa do que muitas pessoas imaginam. Ela não se resume ao sangue africano que lhe corria nas veias desde o momento em que nasceu até o momento em que deixou este planeta. Essa ligação ia além do físico e atingia o lado emocional através do fator identificação. A primeira vez que Michael pisou na África foi em 1974. Michael era um adolescente e esteve com seus irmãos em Dakah, Senegal. Ele ficou fascinado por aquele lugar, a afinidade foi imediata. Veja o que Michael disse a esse respeito numa entrevista que concedeu na época:

“Quando descemos do avião na África, fomos cumprimentados por uma longa fila de bailarinos africanos. Os seus tambores e os sons encheram o ar do ritmo. Eu fiquei maluco, eu gritava: ‘Muito bem! Eles têm ritmo... É isso! É de onde venho. A origem’."

Desde então um laço muito forte se formou e uma das metas de vida de Michael passou a ser ajudar aquele continente do qual mais do que nunca, ele se sentia filho.

Em janeiro de 1985, Michael foi chamado para participar do projeto USA For África, criado com o objetivo de arrecadar fundos para aliviar a miséria em várias países africanos (como a Etiópia) enviando alimentos, remédios e outros benefícios necessários; projeto comandado por Harry Belafonte. Ele não pensou duas vezes: a resposta foi “sim”. E ele garantiu que não apenas participaria como também ajudaria a compor uma canção-tema da campanha.

E assim foi feito: Michael Jackson, em parceria com Lionel Richie compuseram a belíssima “We are the world”. De acordo com o que a irmã de Michael, LaToya, contou ao biógrafo J. Randy Taraborrelli, Lionel na verdade compôs apenas algumas partes da melodia e 99% da letra foi escrita por Michael, mas ele nunca fez questão de dizer isso.

No dia da gravação, no estúdio onde se reuniram os maiores e mais prestigiados artistas da música daquela época, Michael, timidamente se dirigiu a eles para falar sobre a música que juntos iam gravar:
“É uma canção de amor para inspirar preocupação por um lugar distante, mas perto de casa”.
Essa frase mostra mais uma vez como Michael se sentia em relação à África.

Com Michael (que já era o maior astro do mundo) à frente, a campanha foi um sucesso total e arrecadou muito dinheiro pra ajudar as vítimas da fome nos países africanos.

Em 1992, quando chegou à África durante a turnê do álbum Dangerous, Michael foi recebido pelos seus fãs africanos no aeroporto com uma faixa que dizia: “Welcome home” (bem vindo ao lar).

Mas ele também queria conhecer suas origens e visitou a tribo Anyi, na Costa do Marfim. Os chefes da tribo consultaram os astros e descobriram que Michael era descendente dos antigos líderes da tribo, seus reis. Ele então, resolveu consultar a “arquitetura de seu DNA” e teve a confirmação que buscava: ele realmente pertencia à dinastia daquela tribo.

Michael foi coroado como um Rei daquela tribo, e ganhou um nome: Príncipe Michael Amalaman Anohin.

Quando Michael faleceu, os chefes da tribo queriam levar seu corpo para a África pra realizaram seu funeral de acordo com suas tradições. Com o pedido obviamente negado, eles velaram seu espírito em uma cerimônia realizada em um campo de futebol.

Eles acreditavam que Michael um dia iria governá-los. Segundo Emmanuel Kassy Kofi, membro da tribo, Michael os protegeu por 17 anos, desde sua coroação.

Aqui está um trecho da entrevista que Michael concedeu à Revista Ebony, na época em que o evento ocorreu, em 1992:

EBONY/JET: Você tem algum sentimento especial a respeito deste seu retorno ao continente da África?

MICHAEL: Para mim é como "o berço da civilização." É o primeiro lugar onde a sociedade existiu. Ele (o continente) viu muito amor. Acho que há essa conexão porque ele é a raiz de todo o ritmo. Tudo. It’s home.
(obs: fica difícil traduzir isso ao pé da letra, mas acho que dá pra perceber que Michael está chamando a África de “lar”).

EBONY/JET: Você visitou a África em 1974. Você pode comparar e contrastar as duas visitas?

MICHAEL: Sou mais consciente das coisas desta vez: a pessoas e como eles vivem e o seu governo. Mas para mim, sou mais consciente dos ritmos, a música, as pessoas. Isso é o que eu tenho percebido mais do que qualquer coisa. Os ritmos são incríveis. Você pode falar especialmente da maneira como as crianças se movem. Até mesmo os bebês pequenos, quando eles ouvem os tambores, eles começam a se mexer. O ritmo, o modo como ele afeta suas almas e eles começam a se mexer. É a mesma coisa que os negros têm na América.

EBONY/JET: Como se sente sendo um verdadeiro rei?

MICHAEL: Eu tento nunca pensar muito nisso porque não quero que isso suba à minha cabeça. Mas é uma grande honra.

Ter “sangue real” não é pra qualquer um. E Michael, mesmo sabendo disso, não perdeu a humildade.

Em 1997, Michael esteve na África do Sul pra realizar um show da turnê HIStory onde se apresentou para 47 mil pessoas no estádio de Joanesburgo. Depois ele foi a uma cerimônia onde se tornou membro honorário da tribo africana Bafokeng Ka Bakwena (Povo do Crocodilo). Essa é uma das tribos mais ricas do país porque eles possuem a segunda maior reserva de platina do mundo. Michael, de braço dado com Lisa Presley (de quem já estava divorciado!) desfilou em meio aos nativos, cumprimentado a todos, sorridente. Seus pais Katherine e Joseph, que estavam lá com Michael, também receberam certificados de “cidadania”.

Em 2002, Michael novamente visitou a África e foi recebido e festejado pelos nativos como um verdadeiro rei.

Michael esteve na África outras vezes e sempre apoiou as questões ligadas à raça negra e sua cultura. Sempre esteve ao lado de personalidades como Nelson Mandela (veja a foto abaixo).




A forte ligação de Michael com a África também pode ser percebida no seu trabalho. Vou citar alguns:

No álbum “Thriller” de 1982, ouvimos no final da música “Wanna be startin’ somethin’” um coro cantando “ma ma se ma ma sa ma ma coo sa”, uma canção que foi primeiramente usada pelo saxofonista camaronês Manu Dibango, que invadiu o mercado americano em 1973 com a música “Sou Makossa”. Esta canção de Manu, foi um grande sucesso nos continentes africano, europeu e americano.

No álbum “Bad” de 1987 temos a música Liberian Girl, que significa “Garota Liberiana” (liberiano é o mesmo que natural da Libéria, país africano). A música é bela, delicada e Michael a ofereceu à Elizabeth Taylor, assim como em seu clipe reuniu diversos amigos a quem queria homenagear.

Mas a inspiração veio de novo, da África. A introdução da música é uma frase em um idioma africano (provavelmente liberiano), onde uma voz de mulher recita: “Naku penda piya, Naku taka piya, Mpenziwe”, que significa: “Eu amo você também, eu quero você também, meu amor”.

No filme “Moonwalker”, de 1988 vemos no final, um grupo de cantores negros cantando uma música em algum dialeto africano enquanto dançam uma coreografia bem típica de seu continente.

No clipe de “Black or White”, Michael aparece dançando com todos os grupos raciais, inclusive com uma tribo Africana.

Nos clipes de Michael sempre vemos artistas negros, inclusive africanos como a modelo Ímã por exemplo. Por falar nisso as musas de Michael são na maioria de seus clipes, negras, como em “Thriller”, “Smooth Criminal”, “Remember the time” (Ímã), “In the Closet” (Naomi Campbell), “Blood on the dance floor” e “You rock my world”. Isso sem falar em “The way you make me feel”, em que a musa é mestiça.

Numa entrevista que deu à Diane Sawyer em 1995, juntamente com sua esposa na época, Lisa Marie Presley, Michael disse que tinha vontade de se mudar pra algum outro país, como a África do Sul.

Michael também foi um dos artistas (senão o artista) que mais contribuíram financeiramente com o combate à fome e à miséria na África, e também com diversos movimentos negros (por exemplo: em 1984 doou todo o seu dinheiro recebido com a “Turnê da Vitória” pra três instituições de caridade, dentre elas o Fundo Universitário para os Negros).

Enfim... como se pode ver, Michael Jackson jamais negou seu sangue, sua raça, sua origem. Pelo contrário: sempre se orgulhou de ser negro, de descender de africanos e de toda a cultura e história da raça negra.

Michael foi um negro consciente, durante toda a sua vida. Consciente de sua etnia, de suas raízes, de seu papel na sociedade e no mundo. A pessoa que disser que ele não tinha a chamada “consciência negra”, ou está mentindo ou então é muito mal informada a respeito desse mito da música mundial.

Ele conseguiu romper as barreiras raciais e fez o mundo conhecer, respeitar e se importar com o continente que ele chamava de “lar” e que considerava como “o berço da civilização” – a ÁFRICA.


14 comentários:

  1. A consciência negra de MJ é visível através das atitudes que revelavam sua essência negra. Sempre foi assim. Quem quis calcular sua negritude com base na aparência, calculou mal e, com tamanha ignorância o prejulgou. A sociedade está condicionada a pensar e se posicionar conforme o rebanho do qual faz parte. Fato esse que torna difícil se livrar do aparente para alcançar a verdadeira essência das coisas e de outro ser humano. Seria tão bom ser agíssemos de forma eticamente responsável. Reconhecendo o outro como nosso semelhante. Estava lendo um livro chamado "Não viva pela metade" quando me deparei com a informação de que "na Africa, os Zulus acreditam que "eu sou porque nós somos". Quando eles dizem "Olá", falam "Sawubona", que significa "Eu vejo você". Em outros palavras"Eu vejo você e reconheço sua existência". Achei isso tão lindo e significativo. Mas, como diz a famosa máxida do Pequeno príncipe: O essencial é invisível aos olhos.

    "Eis o meu segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." (Antoine de Saint-Exupéry)

    Hehehe...falei demais. Só mais uma coisinha: recebi o link da entrevista transcrita do rabino para o Larry King. No programa eles apresentaram alguns trechos do áudio da gravação das conversas entre Michael e o rabino. Caso te interesse, segue o link:

    http://transcripts.cnn.com/TRANSCRIPTS/0909/29/lkl.01.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez , parabéns pelo post... Se restava qualquer dúvida no coração de alguém acerca da "negritude" de Michael Jackson, essa se caiu por terra nesse post.
    Um desses imbecis que falam que o MJ renegou sua raça, que ele tinha preconceito, vai morrer de vergonha de ler esse texto que, mais uma vez desmistifica qualquer dessas afirmações levianas...
    Bjo grande Elisa!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    primeiro gostaria de enaltecer a nobreza deste blog.
    Belíssimo e verdadeiro!
    Cara Elisa,
    compartilhamos do mesmo carinho, admiração, respeito e principalmente saudades de MJ...
    Homem nobre, cujo caráter inabalável foi julgado e condenado pela imprensa e pelo grande público, pelo mero prazer do sensacionalismo...
    Penso muito comigo mesma, como Michael deve ter sofrido nesta vida...
    Choro ao imaginar o que ele deve ter vivido em sua solidão do alto de seu sucesso e fama.
    Somente através de muita dor mental, dor tal forjada a fogo em seus sentimento em período vitalício.
    Sofrimento tal que não fez perder a humanidade e carisma, mas abalar sua crença na sociedade (formação social).
    Ele se viu sufocado, tendo que criar seu próprio mundo, cercado pelos únicos que o compreendiam e não o julgavam, as minorias e as crianças. continua...

    ResponderExcluir
  4. Fico impressionada com a capacidade que as pessoas tem em ver o que lhes é conveniente (leia comercial).
    E como MJ tentou se aproximar do "mundo", não só se aproximar, mas melhorá-lo e fazê-lo mais justo e menos sofrido para todos, mesmo ele tendo, como todos nós, suas próprias mazelas. E o melhorou, a sua maneira, e ainda assim foi julgado e condenado...
    E a pena que ele mesmo se propôs foi a sua própria ostra... Pois o mundo não soube diferenciar uma pérola de ostra comum...
    Me sinto uma privilegiada em ter esta visão, e saber aproveitar e, até ousaria dizer, dizer que "conheci" uma personalidade não rara, mas única e linda como a deste homem...
    Elisa, mais uma vez parabéns pelo blog...
    Talvez assim, conversando com alguém que me entende, consiga me conformar melhor com a ida do nosso ídolo maior.
    Pois não sei qnt a vc, mas eu sou muito discriminada por este momento de luto em que me encontro... Talvez vc me entenda. Muito obrigada, abraços e força

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vivi!
    Pois é, falta mesmo a mta gente enxergar (ou pelo mesmo se esforçar um pouco pra isso) a essência dos seres humanos, o q tá dentro e não se pode ver com os olhos do corpo.
    Q lindo esse pensamento e o cumprimento dos zulus! Eu não sabia disso... Amei saber, obrigada pela informação!
    Pois é... vc citou o livro "O pequeno príncipe". No yahoo respostas eu vi uma pessoa pergutando sobre esse livro. Então fui ver e uma das pessoas respondeu q o livro é um lixo! Então eu fui lá e disse mais ou menos assim: "Leia o livro, ele não é um lixo. Só q ele é pra se entendido com o coração".
    Há pessoas mto superficiais nesse mundo.
    Eu faço o meu melhor pra não ser uma delas pq realmente não se pode "julgar um livro pela capa".
    Agora q a autópsia do Michael confirmou seu vitiligo quero ver a cara das pessoas q o chamaram de racista por anos e anos...
    Eu queria MESMO poder ver a cara de todos eles!!! O q é impossível, pq eram tantos, né?
    Obrigada pelo link do rabino! Esse rabino espertalhão! rsrsrs
    Q "amigos" nosso Michael tinha, não?
    Bom... alguns eram verdadeiros, quero crer.
    Bjkosss!!!

    Oi, Marília!
    Obrigada! Eu quero dar um jeito de reunir as quatro partes desse documento e colocá-lo no maior número possível de veículos na net... Se vc (e todos os leitores do blog) quiserem me ajudar nisso, fico grata...
    Porém, vc sabe como são certas pessoas... Mesmo lendo isso, mesmo sabendo (e agora sem ter como contestar) do vitiligo dele e etc, vão sempre inventar uma desculpinha pra acusá-lo de alguma coisa.
    Há pessoas mto arrogantes q não admitem jamais q estão erradas... Infelizmente.
    Mas, não podemos desistir de sempre procurar estabelecer a verdade.
    Bjokssss!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Thaís!
    Seja bem-vinda!!!
    Obrigada pelos elogios, viu? Fico feliz q esteja gostando do blog, q é nosso! Participe sempre q quiser e saiba q tb aceito sujestões e críticas.
    Linda a maneira como vc descreveu nosso querido Michael. Assino embaixo!
    Adorei a citação da ostra, vc é poetiza?
    Lindo, lindo, lindo! Pérola rara é o q ele era, mesmo!
    É mto bom encontrar pessoas q falam a mesma língua e acho q só nós, fãs dele, podemos saber o q sentimos hoje e o q sempre sentimos em relação a ele e seus caluniadores.
    Alguns serão obrigados a morder a língua e se calar, pelo menos enquanto não encontram outra coisa pra usar contra ele.
    Espero q o deixem em paz e q só suas boas ações e sua arte ímpar continue sendo lembrada, divulgada, reconhecida e desfrutada.
    Eu te entendo perfeitamente pq sinto o mesmo. Graças a Deus mta gente em volta de mim gosta do Michael e o defende.
    Mas tem aqui e ali algumas pessoas q implicam com ele até hoje! Mas sempre q ouço algo, viro bicho! rsrsrs
    Sempre foi assim e sempre será...
    Obrigada mais uma vez pelo apoio e sinta-se em casa aqui, ok?
    É... mta força pra nós todas (os)!
    É uma perda irreparável!
    Ontem não postei no blog, fiquei mais quieta pq seria aniversário do meu pai (ele faleceu qdo eu tinha dois anos incompletos!). Mas acredite, eu me lembro dele. Fiquei com o coração apertado mesmo tendo convivido tão pouco com ele.
    Imagine os filhos de Michael, q puderam conviver bem mais com ele (principalmente os mais velhos)... Eles devem se sentir bem perdidos. E ainda tem gente q fica duvidando dos sentimentos deles, achando q eles já está se recuperando e se divertindo... Não é por aí!
    E se as pessoas julgam até as crianças, até a família de Michael, como então não vão julgar a nós, seus fãs? Pra eles somos um banda de malucos!
    Mas sabemos o q somos e estamos unidos.
    É isso q importa!
    MICHAEL JACKSON FOREVER.
    Bjoksss!!!

    Obrigada a todas vcs, seus comentários enriquecem mtooo este modesto blog.

    ResponderExcluir
  7. Oi Elisa!
    É verdade, o Michael tinha uma ligação muito forte com esse país, com esse povo. Eu lembro de ter visto em um documentário - Unmasked, se não me engano - ele também falando que gostaria de comprar uma casa e viver lá. Lembro que ele estava do lado do Nelson Mandela e falou que não tinha vontade de ir embora, queria ficar lá.
    Ele jamais negou contato com as pessoas, preservando, é claro, a sua privacidade. Afinal, todos nós gostamos de ter privacidade e ele não era exceção.
    Parabéns pelo post e pelo blog. Temos mesmo que divulgar o máximo possível de fatos positivos dele, fazer a nossa parte para ajudar a desmontar pelo menos para as pessoas que a gente puder, o quanto ele foi especial, a figura humana dele.
    Também gostei muito daquele SBT Repórter, pois trataram o Michael como um ser humano.
    Obrigada por passar pelo blog, volte sempre que quiser!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Belo texto! Muito verdadeiro como todos os outros deste blog que tive a oportunidade de ler até agora.
    De fato consciência é algo interno que não está na pele mas sim na alma do ser humano.
    Michael Jackson era negro, sabia-se negro e amava sua raça.
    Este seu texto tem mesmo que correr os quatro cantos do mundo!
    Conte comigo para isso!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Daniela!
    Pois é, o Michael queria mesmo morar na África. Havia uma tribo q acreditava até q ele iria pra lá um dia governá-los. Quem sabe ia mesmo, né? Michael tinha dito q "This is It" seria sua última turnê, então talvez, quem sabe... depois de um tempo, qdo tivesse uns 60 anos (se ele chegasse lá pq francamente acho q com esse vício todo em remédios - com ou sem o empurrão do Murray - ele não ia mesmo durar mto INFELIZMENTE). Então ele poderia ir pra África cuidar da tribo de seus antepassados...
    Eles coroaram Michael rei e continuam velando pelo espírito dele.
    Eu me emociono com a forte ligação de Michael com a África.
    Então penso: como alguém pode cogitar q suas origens africanas pudessem ser pra ele motivo de vergonha? Meu Deus, pq??? Se ele sempre demonstrou exatamente o contrário, e pq seria vergonhoso pra alguém ser negro? Cada raça tem tanta beleza, e a mistura delas tb tem!
    O SBT Repórter me surpreendeu. Gostei mto tb.
    E graças a esse programa, somado a outras informações de fontes sérias, estou convencida de q Michael estava sim, BEM, dentro do possivel. Podia estar ancioso com a expectatica da turnê. Mas estava feliz, otimista, doido pra pisar no palco de novo e sentir a galera emanando seu amor por ele! Nem de longe nos últimos meses ele era aquele cara deprimido, perturbado, confuso, triste, decadente, pressionado, maltratado, doente (até moribundo!), falido e infeliz que os tablóides e falsos biógrafos TENTARAM pintar!
    Divulgaram uma falsa autópsia no começo. Os legistas a desmentiram na época (passou nos jornais da TV) e disseram q a verdadeira ainda iria demorar a sair. Mas... os sites e o público preferiram ignorar o desmentido e acreditar nos tablóides q o colocaram com um cara q já tinha morrido e esquecido de deitar!
    Depois foi mais lixo: um tabóide forjou uma entrevista com Debbie Rowe dizendo que ele não era pai biológico das crianças. Foi o q bastou pra surgirem mais e mais "pais" pra eles. O pior é q Debbie, através de seu advogado desmentiu a história toda e declarou q nunca deu essa entrevista. Mas... mesmo assim o q continua até hoje sendo divulgado e dado como última palavra e como verdade é a mentira do tablóide (até pelo "Fantástico!").
    Q gente mais sem alma! Não pensam nas crianças!
    Isso realmente me deixa mto mal e por isso decidi mudar minha postura e voltar ao meu foco q é esse q vc falou: mostrar os pontos postivos de Michael e preservar ao máximo sua imagem mesmo qdo tantos continuam fazendo tudo q podem pra sujá-la.
    Pode deixar, vira e mexe vou estar lá! O importante é saber q estamos fazendo nossa parte, né?
    Obrigada a vc tb por sempre participar aqui!
    Abraço pra vc tb!!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Julia!
    Q bom contar com vc!
    Olha, se vc quiser e puder... junte as quatro partes e mande pros seus contatos de e-mail, ok?
    Obrigada de novo!!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa Elisa, você fechou este seu documento com chave de ouro falando da relação de Michael com a África. Parabéns!
    Não me lembro se eu já disse isso aqui mas Michael Jackson foi o negro de alma mais negra que eu já conheci!
    Se eu acreditasse em reencarnação (e as vezes quase acredito) diria que ele era um africano reencarnado. Ele tinha uma coisa muito forte com a África, meu Deus! Era mágico, parecia que ele sentia no sangue isso. Sentia seu sangue ferver quando punha seus pés nos países africanos!
    Michael Jackson reforça em cada negro o orgulho de ser negro, de nossa origem africana.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Angel!
    Obrigada!
    Bom... eu acredito em vidas passadas e tenho uma teoria sobre isso q vc citou: acho q ele pode ter sido sim, africano em uma vida passada. Talvez tenha sido um pouco intransigente em relação aos brancos e contraiu um carma q veio em forma do vitiligo... Outro q acho q africano em outra vida é Paul Simon...
    Realmente Michael é motivo de orgulho pra comunidade negra!
    Bjoksss!!!

    ResponderExcluir
  13. olá vivi adorei este especial de Um Negro Consciente. Pensei em fazer um artigo acadêmico sobre o assunto, ,mas é claro só com a sua autorização né queria???

    Se vc autorizar por favor me mande um e-mail dizendo que sim

    g3jessy@yahoo.com.br

    quero apresentar este artigo em minha faculdade blz?? bjos

    ResponderExcluir
  14. Ola gente sou o Afonso sou de Angola, para mim foi muito importante ler e saber mais sobre o meu ídolo de todos os tempos muito obrigado, assim como esse posto o próprio MJ autrapassa a barreira do tempo

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou feitos em tom de deboche desrespeitando Michael Jackson, seus familiares, seus fãs e leitores deste blog em geral, SERÃO APAGADOS. Comentários anônimos só serão aceitos se forem respeitosos e relevantes. Obrigada!