quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Os parasitas em Ação (parte 2: O amigo da onça)

Pois é... agora que ele se foi, quem nunca foi amiga e falva mal de Michael (Madonna, no caso) vem posar de amiga e fazer-lhe um monte de elogios; e quem era - ou diz ser - amigo vem agora questionar o talento do Michael!

Eis a outra notícia que me deixou indignada:

Quincy Jones deu uma entrevista onde disse que Michael Jackson não tinha tanto talento quanto Louis Armostrong, Frank Sinatra, Nat King Cole, Billie Holiday, Aretha Franklin e Ray Charles. Esquecendo-se de que esses são cantores de jazz e Michael não!

Primeiro é preciso explicar quem é esse Quincy Jones porque estou certa de que muita gente não sabe.

Quincy Jones é músico de jazz que não tem tanto talento quanto todos os que ele citou e comparou com Michael Jackson (porque se tivesse não teria largado o jazz pra se tornar produtor pop). Ele trabalhou com Michael pela primeira vez no disco "Off the Wall", de 1979.

Sendo músico de jazz ele só resolveu trabalhar com um artista pop poque ficou impressionado com o talento de Michael. Mas quando mais ele convivia com Michael, mais ele percebia sua grandeza... e assim começou a querer competir com ele.

As gravações do disco "Thriller" foram um verdadeiro inferno, porque Quincy começou a querer mandar demais. As músicas compostas por Michael que estão nesse disco, já foram entregues prontas (exceto "Thriller" da qual Michael escreveu a letra e Rod Tempertom a melodia).

Michael já sabia exatamente como as queria, onde iria entrar cada instrumento, cada vocal de apoio e etc... Billie Jean é uma dessas músicas. Ao ouví-la, Quincy a substimou imediatamente e disse que não a queria no disco. Mas Michael, que sempre gostou de fazer as coisas do seu jeito colocou a música no LP. Quincy exigiu créditos como produtor dessas músicas mesmo com Michael já tendo feito praticamente TUDO sozinho! E até se negou a incluir o nome de Michael como co-produtor!

Como se isso não bastasse, Quincy disse (e com o apoio dos dois empresários de Michael na época, Ron Weisner e Freddy DeMann) que Michael jamais repetiria o sucesso de "Of the Wall" e que ele deveria ficar muito feliz se o disco vendesse dois milhões de cópias.

Como se sabe, o trabalho de Quincy era de produtor mas até nisso Michael tem tanto ou mais mérito que ele. Quando o disco "Thriller" ficou pronto Michael ouviu e detestou o resultado. Mandou remixarem música por música, aumentando o som da orquestração e das vozes e diminuindo outros efeitos. Foi demorado, trabalhoso... atrasou o lançamento do disco mas o fez ser o que é!

"Thriller" disparou nas vendas, e rapidamente superou (e muito) os dois milhões de cópias "previstos" por Quincy. Ele então foi aos jornais dizer que sabia desde o começo que o álbum seria esse fenômeno e que sempre acreditara nele. Michael, naturalmente ficou magoado.

Em 1987, Michael fez a sua última tentativa de trabalhar com Quincy porque sempre conheceu palavras como lealdade e gratidão. Mas, novamente foi uma convivência difícil. Quincy queria novamente decidir que músicas entrariam no disco, e também não queria ousar muito. Não queria fazer algo muito diferente do estilo de "Thriller". Quincy também tentou impedir que "Smooth Criminal" entrasse no disco. Michael mais uma vez bateu o pé e incluiu a música.

A relação entre eles se deteriorou aos poucos. Mas existem boatos (portanto que fique claro: não estou afirmando isso categoricamente) de que Michael, teria contado a Quincy que sofria de vitiligo e este teria duvidado dele, deixando-o profundamente magoado. Quincy teria dito a Michael que ele queria ser branco e embora Michael tenha negado, Quincy teria o ironizado. Oras, uma pessoa te faz uma revelação que a deixa constrangida, justamente por confiar em você... e você em vez de manifestar sua amizade, sua solidariedade, você debocha, duvida, ironiza! Isso é coisa de amigo da onça mesmo! Não estou afirmando que tenho fontes seguras dessa informação, mas acredito que seja possível.

Fato é que quando começou a trabalhar em "Dangerous", Michael simplesmente não convidou Quincy. Este ficou esperando ser chamado, mas não foi.

Michael Jackson, com sua humildade característica, mesmo depois de tudo isso, continuou citando o nome de Quincy em todos os seus discursos de agradecimento em todos os prêmios que recebeu ao longo da carreira. Mesmo quando eles já não trabalhavam mais juntos. Eles continuaram amigos, porém mais distantes do que anteriormente.

Mas enquanto Michael sempre entalteceu o nome de Quincy, este sempre procurou diminuir Michael! E agora que ele não está mais aqui, covardemente, vem dizer que Michael "era grande mas não tinha tanto talento quanto..." e cita todos esses músicos de jazz! O que ele quer, é dizer nas entrelinhas é que Michael era grande mas não tinha talento suficiente pra chegar ao sucesso sem ele (Quincy). Em outras palavras Quincy quis insinuar que foi ele quem "fez" Michael Jackson. PIADA!!!

Oras... Michael era muito mais completo do que todos esses artistas citados por Quincy JUNTOS! E ele não era cantor de jazz e sim de pop, soul, rock, rhythm and blues e etc... Era bastante eclético e fazia com perfeição tudo o que se propunha fazer. Além de compor, arranjar, produzir, dançar, escrever, atuar...

Como Quincy Jones consegue cuspir no prato que comeu dessa maneira? Qual era a popularidade dele antes de começar a trabalhar com Michael? Era praticamente NULA! INEXISTENTE! Ele não seria ninguém sem o Michael e deve agradecer a Deus por um dia ter conhecido na casa de Sammy Davis Jr. aquele moleque genial que mudaria sua vida - e sua conta bancária - pra sempre!

Por isso não sei se acredito que Quincy tenha sentido tanto a partida de Michael a ponto de "cair de joelhos" como ele disse. Só se ele se ajoelhou pra pedir perdão por ter substimado tanto esse garoto e os seus discos. Ou ele agora vai dizer que previu que "Thriller" um dia superaria os 100 milhões de cópias vendidas?

Só sei que Michael viveu rodeado de sangue-sugas e eles continuam a atacar... seu espírito, sua memória, sua família, sua arte, sua obra, seu espólio. Isso me enoja. Mas nada posso fazer além de desabafar...

6 comentários:

  1. Se Quincy Jones caiu, foi há muito tempo e até hoje continua no chão, né? Quanta deselegância, ingratidão e falsidade...tsc, tsc

    Bjs
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Vivi! Deselegância e o cúmulo da cara-de-pau! Dá pra entender pq o Michael tinha tanta preferência pelas crianças e pelos animais!

    Bjooo!!!

    ResponderExcluir
  3. É um absurdo, principalmente quando alguém não pode se defender. Mas não há nada como um dia atrás do outro. Mesma coisa a entrevista que Lisa deu a Ophra em 2005, as duas rindo do comentário que Lisa fez a respeito do casamento dela com Michael. A Lisa não tem personalidade, ela acha mais fácil ridicularizar o Michael pq os outros gostam. Ophra fez uma porcaria de homenagem ao Michael, quanto medo de declarar que gosta de alguém e a pessoa não merecer. Eu declaro que sou fã, e se um dia descobrir que fui enganada, sinto muito , fazer o que? Que gente pequena!

    ResponderExcluir
  4. Quincy Jones sempre teve muita inveja do talento do Michael, ele nunca se conformou de que Michael era o astro e ele apenas um coadjuvante. Ele vai ter o que é dele porque a justiça divina não é duvidosa como a dos homens.

    ResponderExcluir
  5. Dadá, Angel...
    Pois é... a inveja é um caso sério, né?
    Concordo q a Lisa não tem personalidade, mas não sei pq, não consigo ter raiva dela.
    Talvez pq vejo o outro lado, o outro tempo:
    ela dava força pro Michael justamente nos momentos mais difíceis da vida dele...
    Não a amo, mas não a odeio, entende?
    Acho q isso era briga de amor. Eles tiveram uma história toda cheia de altos e baixos. O ódio tá mtooo perto do amor, no fundo ela o amava e isso veio como uma torrente qdo ele faleceu!
    Já no caso do Quincy, foi covardia pq ele veio falar mal do Michael qdo ele não estava mais aqui!
    Cara de PAU!...

    Bjoksss e fiquem sempre à vontade pra manifestar as opiniões de vcs, ok?

    ResponderExcluir
  6. Estou perplexa com esta declaraçao de Quincy Jones. Inacreditavel! Mas Michael Jackson,foi um homem que virou ouro, e nao é facil para nos seres humanos vivermos com este brilho que nao é natural,sem sentir amor, odio, inveja.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou feitos em tom de deboche desrespeitando Michael Jackson, seus familiares, seus fãs e leitores deste blog em geral, SERÃO APAGADOS. Comentários anônimos só serão aceitos se forem respeitosos e relevantes. Obrigada!