quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Os últimos meses dos filhos de Michael







Perder alguém que amamos não é fácil. E há duas pessoas em nossas vidas que são únicas. Todo mundo já ouviu a frase "Mãe é uma só", "Pai é um só".

E quando o pai ou a mãe vale pelos dois?! Com certeza a perda é dobrada!


E quando essa perda acontece quando se é criança? É claro que a dor é maior porque você sabe que passará muitooo tempo de sua vida sem essa pessoa tão amada e tão especial.


Primeiramente, falarei por alto sobre minha própria experiência: perdi meu pai antes de completar dois anos de vida. Então lembro pouquíssimo dele. Mas me agarro a essas raras e vagas lembranças porque a ausência dele foi muito forte, foi duro crescer seu "um dos meus fabricantes", sem um dos "lados", uma das duas "pernas" que dão sustentação ao filho.

Perdi minha mãe em 2002, já adulta. Ela se foi de repente e até hoje parece mentira que ela se foi! É muito estranho, parece que "outro dia" ela estava aqui e não está mais. Ainda dói muito e eu ainda choro. O interessante é que na hora que eu soube não chorei, só fiquei brava "com ela" por ela ter ido! Foi uma reação irracional de momento e a ficha demorou a cair... então veio o choro! Fiquei sem chão... e teto porque de certa forma ela era mãe e pai pra mim.


Os filhos de Michael também cresceram sem "um lado": a mãe. E Michael era pai e mãe ao mesmo tempo, ele era tudo pra eles. Estava ali o tempo todo presente na vida deles. Faziam as três refeições juntos, viajavam juntos pra onde Michael fosse, iam a festas e comemorações sempre juntos, compartilhavam, brincavam juntos e chegaram até a assistir alguns dos ensaios de Michael pra turnê "This is It"!

E mais: SÃO CRIANÇAS. Eu entendo o que eles estão passando e o fato de eu ter passado por situação parecida, me faz entendê-los ainda mais.

Muita gente se preocupa com eles... Como eles estão vivendo, o que têm feito...

A imprensa têm divulgado notícias sobre eles. E vou fazer aqui um resumo do que li nos últimos seis meses a respeito dessas lindas crianças.

Estiveram presentes do funeral e depois no enterro de Michael. Ficaram uns dias na casa de Jermaine até as coisas se acalmarem em Encino e Dona Katherine estar mais bem preparada pra recebê-los.

Então foram pra companhia da avó, designada pelo próprio Michael, em testamento feito em 2002 pra cuidar de seus filhos caso ele falecesse. Em caso de falecimento dela, a guarda passa à amiga de Michael Diana Ross, que se disse muito honrada com a confiança que Michael depositou nela.

Grace Rwaramba, que trabalhou com Michael por 17 anos, sendo que alguns destes como babá de seus filhos, retornou pra poder ficar perto deles. Eles gostam muito dela e ela os têm como filhos.

Durante um período das crianças quase não saíam de casa. Algumas revelações foram feitas por LaToya na TV: que as crianças estavam em tratamento com terapeutas pra superar a morte do pai e que Prince I, o primogênito de Michael tem a mesma doença do pai, vitiligo (o que também foi confirmado pela maquiadora e amiga de Michael, Karen Faye).

Segundo LaToya cada um encarou a perda de uma maneira diferente, mas está sendo muito difícil pros três.

Prince, que segundo afirmações de diversas fontes teria visto Michael morrer entrou em depressão. Até o olhar do menino, antes vivo, alegre e firme passou a ser vazio, triste e perdido. Ele, que era um menino brincalhão e extrovertido, ficou mais sério, fechado e calado. Ele estava evitando assistir vídeos e ouvir música de Michael, bem como falar no assunto de sua morte, por ser muito difícil pra ele. Então, sua reação foi de fuga.

Paris sonhava de madrugada com Michael e acordava chorando ao se dar conta da realidade e ver que ele não estava mais ali. Sua reação foi se agarrar a tudo dele. Forrou seu quarto com pôsteres do pai, assistia vídeos dele o tempo todo, só falava nele, e usava camisetas com a foto dele. Paris consolava os dois irmãos, procurava acalmá-los, mas ao mesmo tempo, segundo LaToya, culpava os promotores da turnê por "fazer o coitadinho do papai trabalhar tanto". Reação normal de uma filha e de uma criança... A família sempre tende a querer procurar culpados... Mas Paris também disse que acreditava que o pai estaria "feliz no céu".

Blanket, o caçulinha, ficou um tempo sem entender o que estava acontecendo. Sabia que o pai tinha morrido, mas não aceitava. Preferia fingir que o pai apenas tinha feito uma viagem. Chorava muito e ficou ainda mais tímido.

Mas os familiares e amigos se mobilizaram pra dar a essas crianças uma rotina bem movimentada e agradável. Dona Katherine providenciou professores particulares pra que eles ainda não precisassem ir pra escola (pelo menos não por enquanto). E decidiu construir uma quadra de esportes na propriedade de Encino pra que eles tenham mais lazer.

Em meados de julho, Rebbie, a irmã mais velha de Michael, por sugestão de Dona Katherine, levou as três crianças de Michael, juntamente com alguns primos ao Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, por ser esta a sua religião e por acreditar que numa hora tão dificil a fé pode ser de grande ajuda. Rebbie explicou que as crianças não precisavam seguir a religião, era apenas pra ajudar a confortá-las mas que elas poderiam escolher a religião que desejassem.

O irmão mais velho de Michael, Jackie levou as crianças à Disney pra assistirem em seção privada ao filme em 3D estrelado por Michael, "Captain EO", de 1986, um curta-metragem espacial com 17 minutos de duração (que está postado neste blog).

Grace Rwaramba que está sempre com as crianças, as levando a diversos passeios, as levou pra visitar a amiga Elizabeth Taylor, e esta, dias depois, levou as crianças pra se divertirem em um parque. Elas andaram em diversos brinquedos, enquanto Elizabeth as observava satisfeita por vê-las aproveitar o passeio.

Elizabeth Taylor também levou as crianças a uma festa de Halloween, em outubro. Grace Rwaramba e diversos primos e amigos da família também estavam lá.

Em novembro as crianças foram pra Las Vegas passar o dia de Ação de Graças (data muito importante nos EUA) com o avô, Joe Jackson, na suíte do hotel onde ele vive. Houve um almoço que reuniu vários dos Jacksons, incluindo a família de Jermaine.

As crianças também ganharam uma festa de Natal. Janet, com a permissão de Dona Katherine, financiou e organizou a festa, com muitos presentes, brinquedos, árvores e decoração natalina, pra aliviar a tristeza das crianças no dia em que completou seis meses que Michael os deixou (e NOS deixou a todos)... Ela procurou fazer a festa no mesmo estilo que as crianças estavam acostumadas a ter com Michael.

Fora esses eventos especiais, as crianças têm tido muita atividade: elas têm frequentado aulas de karatê, juntamente com Omer Batti, o suposto filho mais velho de Michael, de 25 anos.

Elas também tem ido ao cinema, às compras, a lojas e ao cabeleireiro, a um parque onde as pessoas podem "voar" em um simulador, a museus, à biblioteca e etc...

Estão sempre acompanhadas de Grace, Omer, além de tios, primos, amigos e seguranças.

Infelizmente elas já foram vítima da perseguição dos paparazzi por algumas vezes, sendo que em uma delas, quase sofreram um acidente de carro.

Dona katherine controla algumas coisas, como por exemplo evita que eles tenham livre acesso à internet, que leiam tablóides... Afinal não ia ser nada bom pra eles lerem as tantas besteiras que falam de Michael, e ver tanta gente se dizendo "pais" deles!

Enfim... aos poucos Prince, Paris e Blanket vão se adaptando à sua nova realidade: vida em Encino com muitas pessoas em volta... mas sem o ser que eles mais amavam (e amam) em suas vidinhas: seu papai Michael.

Acredito que eles estejam bem, estão tendo cuidados, carinho, assistência, educação e lazer. Acho muito bonito a maneira como essa familia se uniu em volta dessas crianças pra dar a elas todo suporte que elas necessitam nessa fase tão complicada e treiste de suas vidas.fiquem bem apesar dessa ausência que jamais pode ser preenchida ou sustituída. Mas que pode ser aliviada.

Quem em 2010 elas consigam seguir as suas vidas mais alegremente, com a certeza de que Michael fez o melhor que pôde enquanto esteve com elas e que agora a vida TEM que seguir sem ele... Elas são jovens, fortes, saudáveis, educadas, simpáticas e bonitas... Têm tudo pra ser adultos de bem, de sucesso e por que não... felizes!

Que Deus as proteja e as defenda dos seres humanos sem coração que andam soltos por aí...

10 comentários:

  1. É muito bom ver que aos poucos eles estão retomndo sua rotina normal e ver também que a família tem papel fundamental para que els superem esse momento tão difícil.Mas é assim mesmoque deve ser. Creio ninguém mais do que eles estão sentindo a falta de Michael. São três lindas crianças! Acho um absurdo que muitas vezes, até mesmo na imprensa, se refiram de uma forma pouco respeitosa aos três.
    Que Deus lhes dê força e paz de espírito.

    Bjos


    Thaís

    ResponderExcluir
  2. essas crianças lindas tiveram o melhor pai do mundo e agora precisam ocupar o tempo e vazio que a partida repentina do pai provocou.ninguém esperava isso,imagina como elas se sentiram.agora é pedir a Deus que elas tenham a coragem que o pai delas tinha e pele de rinocerante.bjs!

    ResponderExcluir
  3. Lembro também que a LaToya disse que a Paris usava as camisas do Michael, porque ainda tinham o cheiro dele! Nossa, coitados...
    :( O que me conforta é que eles foram muito bem educados e preparados pelo Mike, ele era um paizão...
    Que Deus os ilumine sempre!
    Beijos e feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  4. bom eu imagino como tah sendo dificil pra eles ...
    se pra mim já esta...imagina pra eles que são filhos!!
    bom eu só espero que os filhos dele fikem apenas lembrando dos momentos felizes do michael com eles,tomara que nesse novo ano,eles consigam lidar bem com a perda do pai (sei que isso é meio dificil +...)

    bom feliz ano novo pra todos...
    bjsss

    ResponderExcluir
  5. LIIINDOO, amei o teexto !
    Demaais,me encantei...
    abraços

    ResponderExcluir
  6. MICHAEL com certeza esta olhando por seus pimpolhos,só o tempo para fechar essa imensa ferida nos coracõezinhos dessas crianças ,que deus de muita força e coragem para elas.

    ResponderExcluir
  7. ADOREI LER ESSAS NOTÍCIAS SOBRE OS FILHOS DE MIKE, ESTOU AOS PRANTOS DE TANTA SAUDADES DO MEU REI DO POP, MAS MEU CORAÇÃO ESTÁ MAIS ALIVIADO EM SABER QUE AS CRIANÇAS ESTÃO BEM, DENTRO DO POSSÍVEL, E QUE SEUS TIOS ESTÃO UNIDOS EM PROPORCIONAR O MELHOR PARA ELES.ISSO ME DEIXOU BEM MAIS CONFORTADA.ASSIM COMO MICHAEL, NÃO QUERO QUE ESSAS CRIANÇAS SOFRAM JAMAIS, MESMO SEM CONHECE-LOS PESSOALMENTE, MAS TRANSFERI TODO AMOR QUE SINTO POR MICHAEL PARA ESSES PEQUENINOS.QUE DEUS OS ABENÇOES E OS PROTEJAM DE TODO O MAL.ONTEM FEZ 8 MESES QUE MEU AMOR, PARTIU DE UMA FORMA TÃO ESTÚPIDA E INACREDITÁVEL, SOFRO MUITO ,QUANDO LEMBRO DAQUELE FATÍDICO DIA QUE AMARGUROU TODA MINHA VIDA. DESCANSE EM PAZ MICHAEL.ATÉ UM DIA ONDE NOS REENCONTRAREMOS E COM CERTEZA NESSE DIA VOLTAREI SER FELIZ POR ESTAR AO SEU LADO. BJS DA SUA FÃ N.1 NO FUNDO NÃO ACREDITO QUE NOS DESPEDIMOS NOS SEPARAMOS POR ALGUM TEMPO PARA DÁR-MOS AO DESTINO A ALEGRIA DE NOS REENCONTRARMOS. COM AMOR. EDMÉA. RJ BRASIL

    ResponderExcluir
  8. eu gostaria muito q caso vc venha a saber como foi a reação dos filhos de michael c divulgasse aki!!
    eu sei q é um assunto triste mais sei q muitas pessoas gostariam de saber!
    tipo oq eles falaram, oq fizeram quando souberam ou onde estavam! eu ja vi algumas declaraçoes q frank dileo falou mais são todas muito vagas!!
    bjus

    ResponderExcluir
  9. sabe eliza!
    eu gostaria muito de saber sobre se ja saio com quem vai ficar a guarda definitiva das crianças?? eu torço para q seja com a mãe de michael!
    queria saber tmb se eles tem visto ou falado com a debbie! ou se antes de michael morrer eles "debbie e as crianças" se falavam ou se encontravam pq pelo q eu tenho lido eles não tem muito interesse em saber dela!
    mas gostaria mesmo de saber com vc q é mais informada q eu!
    eu não gosto da debbie e adoraria q ela ficasse bem longe deles!
    ela nunca quis saber deles e agora ja fica atras!
    o michael q sempre deu amor a essas crianças, q criou elas, q as educou com todo amor e carinho do mundo ja foi criticado por diversas vezes pela imprensa! e essa mulher q nunca quis saber dos filhos, a imprensa fica dizendo q ela ficou muito preocupada com o bem estar dos filhos dela com o incidente da arma!
    fala serio! ela nunca se preocupou com as crianças!nunca demostrou o menor interesses pela as crianças,pelo seu bem estar e muito menos interesse em ve-los!
    e agora q o michael morreu ela vem com esse q pra mim é considerado um teatro!
    espero q essas crianças fiquem mesmo com a avó!
    a melhor amiga da debbie mesma disse q a debbie nunca ligou para os filhos e q se interessa apenas no dinheiro q eles herdaram!
    mais eu desejo o melhor para as crianças e NÃO acho q as crianças alguma vez na vida tiveram a necessidade de conheçer a mãe! elas tiveram aquele q eles consideram o melhor pai do mundo e isso basta! e sempre foram MUITO FELIZES com o michael! e nunca precisaram da debbie!
    michael foi o pai e mãe dessas crianças e elas eram muito apegadas a ele e todos são unanimes em dizer q a cada vez q elas viam o michael elas diziam q amavam ele! todos dizem q eles eram muito grudados no michael e tinham uma admiração incrivel pelo pai! e ate mesmo o professor delas disse q gostava de ve-los chegar de algum lugar e correr o mais rapido q podiam para abraçar o michael e dizer q o amava!
    eles forão muito felizes e o lugar deles é com a familia de michael q são incriveis!
    amo eles! principalmente o prince!
    eu não estou querendo ofender a debbie, e tmb não estou chamando ela de interesseira, apenas disse oq a amiga dela falou!
    mais eu acho realmente apenas um teatro! mais quero mesmo é o melhor para eles!
    e sei q o melhor é eles ficarem com a familia do pai!

    ResponderExcluir
  10. eu sempre acompanhei a sua carreira de perto pois aos 8 anos de idade desenvolvi mesma doença que afetou essa doença se chama vitiligo o cantor pois hoje tenho 32 anos e nunca vou deixar de amar michael jackson pois ele sempre foi meu idolo e sempre sera a onde quer que ele esteja vivo ou morto junto a Deus pois ate hoje sofro pré conceitos assim como ele sofreu a vida toda que Deus de bastante for aos filhos dele para superar a perca de um precioso pai que MJJ foi para eles. hortolandia,15 de agosto de2011. ass:karina angelica mascarenhas dos santos

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou feitos em tom de deboche desrespeitando Michael Jackson, seus familiares, seus fãs e leitores deste blog em geral, SERÃO APAGADOS. Comentários anônimos só serão aceitos se forem respeitosos e relevantes. Obrigada!